Vozes em diálogo: reflexos, refrações e atravessamentos em discursos sobre a formação de professores de inglês
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.387-415Resumo
O presente estudo está atrelado às pesquisas voltadas à formação inicial de professores de língua estrangeira, bem como às pesquisas do campo da Análise Dialógica do Discurso. Este estudo é um recorte de uma pesquisa monográfica realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, tendo como objetivo geral analisar como os discursos institucional e docente refletem concepções teóricas e didáticometodológicas refratando no discurso dos discentes o processo de formação inicial de professores de língua inglesa. As coordenadas teóricas que sustentam as reflexões na análise têm origem nos estudos dialógicos, com destaque para as seguintes noções: enunciado concreto, heteroglossia, dialogismo, axiologia e discurso reportado. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista e se configura como uma análise documental aliada ao estudo de caso do Curso de Letras Português/ Inglês da UFRPE/UAG, que compreende a identificação, verificação e apreciação de documentos e a aplicação de instrumentos de coleta de dados para o alcance dos objetivos da pesquisa. Constatamos que o discurso oficial da Instituições de Ensino Superior (IES) poderia ser mais pontual quanto ao estudo de concepções teóricometodológicas e didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa e articular os âmbitos linguístico e pedagógico de conhecimento sobre a língua. Os professores universitários poderiam articular seu repertório de conhecimentos sobre a língua inglesa a seu ensino de modo a influenciar na construção do repertório de docência dos licenciandos e estes últimos precisam buscar autonomia em relação ao desenvolvimento de seu nível de proficiência na língua ou desenvolver habilidades comunicativas mais refinadas, além do aprofundamento pedagógico para suas práticas como professores de inglês.