Análise dialógica do conteúdo temático em gêneros do discurso

Autores

  • Rodrigo Acosta Pereira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Amanda Maria de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.245-264

Resumo

Diversos estudos contemporâneos em Linguística Aplicada têm tomado como base as discussões de Bakhtin e o Círculo. Nesse contexto, o presente ensaio tem como objetivo propor ampliações dos pressupostos teórico-metodológicos referentes à análise do conteúdo temático sob uma perspectiva dialógica. Para isso, em termos de percurso metodológico, recuperamos as discussões trazidas por Bakhtin e o Círculo e as pesquisas de seus interlocutores contemporâneos do campo que tem se denominado, no Brasil, de Análise Dialógica de/do(s) Discurso(s), de modo que possamos estabelecer diálogos com essas discussões em torno do conceito de conteúdo temático, ao mesmo tempo em que revisitamos conceitos fundantes da obra bakhtiniana, como cronotopo, esfera, ideologia, valoração e relações dialógicas, a fim de consubstanciarmos as discussões aqui trazidas. Com isso, foi possível percorremos um dos caminhos possíveis no diálogo entre o conteúdo temático e encaminhamentos analíticos que podem ser adotados pelo pesquisador ao adentrar nas questões em torno do estudo da língua sob a perspectiva sociológico-dialógica. Ratificamos que a presente proposta não esgota os caminhos possíveis de análise do conteúdo temático. Por fim, justificamos a relevância da presente discussão na medida em que propõe caminhos possíveis de aproximações entre os conceitos fundantes de Bakhtin e o Círculo, assim como de possibilidades de análise linguística de acordo com os pressupostos que ancoram esse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino