Encontro formativo de professores e licenciandos em matemática em uma comunidade de prática: alguns aspectos em destaque
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.435-461Resumen
A presente pesquisa1 se desenvolveu como parte de um projeto de formação docente de professores que ensinam Matemática, do qual participaram futuros professores, professores da Educação Básica e docentes da Universidade. O objetivo deste artigo é discutir as impressões de futuros professores de matemática e de professores da Educação Básica a respeito dessa formação e suas implicações para a prática pedagógica e a formação dos participantes. Para coleta dos dados, foram utilizadas o que denominamos “memórias de implementação” de oito futuros professores e três professores da Educação Básica. Na análise dos dados, foram considerados pressupostos da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destacam-se: uma visão (auto)crítica acerca dos aspectos relacionados à atividade docente; o diálogo como instrumento de ensino e de aprendizagem matemática; o desencontro entre o planejado e o real na sala de aula; e a percepção das contribuições da formação para a atuação docente. Programas de formação de professores que promovam e explorem a articulação entre universidade e escola são férteis para o movimento de constituição da identidade profissional dos envolvidos e revelam a necessidade de políticas públicas que fomentem esse tipo de formação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
