Encontro formativo de professores e licenciandos em matemática em uma comunidade de prática: alguns aspectos em destaque

Autores

  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Campus de Campo Mourão)
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.435-461

Resumo

A presente pesquisa1 se desenvolveu como parte de um projeto de formação docente de professores que ensinam Matemática, do qual participaram futuros professores, professores da Educação Básica e docentes da Universidade. O objetivo deste artigo é discutir as impressões de futuros professores de matemática e de professores da Educação Básica a respeito dessa formação e suas implicações para a prática pedagógica e a formação dos participantes. Para coleta dos dados, foram utilizadas o que denominamos “memórias de implementação” de oito futuros professores e três professores da Educação Básica. Na análise dos dados, foram considerados pressupostos da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destacam-se: uma visão (auto)crítica acerca dos aspectos relacionados à atividade docente; o diálogo como instrumento de ensino e de aprendizagem matemática; o desencontro entre o planejado e o real na sala de aula; e a percepção das contribuições da formação para a atuação docente. Programas de formação de professores que promovam e explorem a articulação entre universidade e escola são férteis para o movimento de constituição da identidade profissional dos envolvidos e revelam a necessidade de políticas públicas que fomentem esse tipo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo