O dialogismo como potencial teórico-metodológico ao ensino (de literatura): no horizonte de Bakhtin e o Círculo

Autores

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Valdemir Miotello Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.53-69

Resumo

Este trabalho mobilizou estudos sobre o dialogismo e as relações dialógicas, categorias centrais no pensamento de Bakhtin e o Círculo, no intuito de perceber como podem se aplicar ao ensino. Para tanto, delimitou-se como objetivo analisar o dialogismo como potencial teórico-metodológico ao ensino de literatura, especificamente no Ensino Médio escolar. Sob horizonte do pensamento de Bakhtin e o Círculo é possível tecer metodologias de ensino eficazes, as quais enriqueçam a compreensão de linguagem que é constituída em sala de aula. Faz-se necessário que um professor de literatura explore as fronteiras discursivas do texto, ao explorar não apenas a forma (se é soneto, verso livre, haicai) nem o material (verbal ou imagético, escultura de mármore ou de madeira), mas sobretudo todos esses elementos articulados com o conteúdo situado historicamente. Após as discussões teóricas, averiguou-se como o dialogismo se concretiza analiticamente, em um poema de Almeida Garret, intitulado “Este Inferno de amar!”, presente em seu livro Folhas Caídas. Nas conclusões, percebeu-se que, através da metodologia dialógica, diversos campos de saber foram explorados, de modo que foi possível despertar nos sujeitos alunos capacidade crítica de leitura e compreensão, com pontos de vista plurais, sob prisma alteritário.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino