Sobre a Revista

A Revista Vórtex (ISSN 2317–9937 – Qualis A1) é um periódico online, de acesso aberto, dedicado à música e editado em parceria com o Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Brasil. A Revista Vórtex publicou seu primeiro número em 2013, e desde então consolidou política editorial de excelência, sendo indexada internacionalmente, com estrato A1 na avaliação do Qualis Capes.

Anúncios

Edição Atual

v. 13 (2025): Revista Vórtex
					Visualizar v. 13 (2025): Revista Vórtex
Publicado: 15.04.2025

Artigos

  • Idiossincrasias na construção da rabeca em Pernambuco: O caso de Valério Bizunga, Olinda-PE

    Erasmo Estrada, Jorge Ventura de Morais
    1-50
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9210
  • Formação e atuação profissional do trompista no Brasil do século XXI

    Radegundis Aranha Tavares Feitosa, Maria Suellen Magalhães
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9496
  • A invenção do instrumento vocal em Got Lost , de Helmut Lachenmann

    Lucas Mateus Silva, William Teixeira
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9096
  • Cantos xamânicos Huni Kuin: cerimônias de ayahuasca, cosmologias e pontes entre mundos

    Leonardo Corrêa Bomfim
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.8946
  • Tinctoris sobre as falsas concordâncias: um erro cometido por todos os compositores?

    Matheus Rocha Grain
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9467
  • Uma análise das concepções de Ruggiero Ricci sobre a técnica de violino de mão esquerda

    Brigitta Calloni
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9459
  • O intérprete musical e a técnica de arte: reflexões sobre uma proposição de Mário de Andrade

    Luigi Brandão, Flavio Barbeitas
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9425
  • A música concertante no Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto entre os séculos XVIII e XIX

    Rosana Marreco Brescia, Marco Brescia
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9600
  • A vanguarda pop de Damiano Cozzella: hibridação cultural e a composição como ato crítico

    Fernando Magre, Mónica Vermes
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10593
  • ‘Chess studies’ para quarteto de cordas: Composiçao baseada em xadrez

    Alberto Hortigüela, Sara Carvalho
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9479
  • Pesquisa Artística nas Teses e Dissertações das Universidades Brasileiras entre os anos de 2018 e 2022

    Marta Macedo Brietzke, Mario Videira
    1-42
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10394
  • A Falsa Relação Cromática: Um Dispositivo Composicional e Tropo Diegético no Renascimento Inglês

    Eduardo Solá Chagas Lima
    1-49
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9621
  • Militância cultural: memórias musicais do associativismo negro no Rio de Janeiro (1900-1930)

    Lurian Reis da Silva Lima
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9676
  • A Pop Art como material artístico da modernidade no Rock e suas distinções na Inglaterra e nos EUA

    Vanessa Pironato Milani, José Cesar Fernandes Gomes
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10047
  • O ruído como timbre da materialidade

    Roberto Wu
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10840
  • “Alfonsina y el mar” pelo prisma da MPB: releituras da canção argentina no Brasil

    Daniel Lovisi
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10354
  • Expanding the Pianist’s Toolbox: Approaches to Arpeggiation, Pedalling, and Gesture

    Óscar Caravaca González
    1-38
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9839
  • As técnicas estendidas no trompete: relato de interação entre intérpretes/compositores e intérpretes/construtores

    Adenilson Roberto Telles, Paulo Adriano Ronqui
    1-37
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9781
  • Convergências temáticas entre ‘Canto de amor e paz’ e a ‘Sinfonia 4’ de Cláudio Santoro

    Paulo de Paula, Carlos Fiorini
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9830
  • O território da Pesquisa Artística: investigando as margens da polissemia

    Bibiana Bragagnolo
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9870
  • Pedagogia da Regência Musical e Tecnologia: Uma Revisão de Literatura Descritiva

    Adamilson Abreu
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9841
  • Expressividade Pianística: Interfaces entre Cognição, Metáforas Visuais e Ensino Musical

    Thiago Pessanha Correa, Elenisio Rodrigues Barbosa Junior
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10702
  • Um modelo narrativo em três versões de “My Favorite Things” por Jonathan Kreisberg

    Rafael Gonçalves
    1 - 38
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9849
  • Escritos no pó, para violão e sons eletrônicos: reflexões sobre a música mista com tape e sua relação com a tradição

    Felipe Vasconcelos, Renan Simões
    1-37
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10837
  • Viralidade musical em plataformas sociais: uma revisão da literatura

    Gabriel P. Oliveira, Ana Paula Couto da Silva, Mirella M. Moro
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10848

Dossiê “Música e Mulheres”

  • Mulheres e Música: à guisa de editorial

    Luciana Requião, Inês de Almeida Rocha
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.11079
  • A mulher e a guitarra em Portugal: Processo de catalogação

    Beatriz Oliveira, Pedro Rodrigues
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9727
  • As mulheres na prática da mbira em Moçambique: rompendo barreiras marcadas pelo gênero

    Micas Orlando Silambo
    1-41
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9681
  • Mulheres na percussão: uma investigação de compositoras e obras na América Latina e Caribe

    Juliane Larsen, Camila C. Cardoso
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9887
  • Tecnologias da escuta sensível: uma metodologia feminista e decolonial para a música

    Isabel Porto Nogueira
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9958
  • Uma mulher de destaque na filosofia da música: Susanne K. Langer e o problema da significação artístico-musical

    Clovis Salgado Gontijo, Mauro Miguel de Araújo Teixeira
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9872
  • Pra Matar Preconceito Eu Renasci: duas vozes negras femininas em um bloco comunista

    Thiago de Souza Borges, Samuel Araújo
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9953
  • BatuCantada: Mulheres na percussão subvertendo o patriarcado musical

    Vanessa Ramos de Oliveira Souza, Denise Marcos Bussoletti
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9951
  • Mulheres sambistas: mundo do trabalho, vivências coletivas e políticas culturais

    Laila Andresa Cavalcante Rosa, Julia Ricciardi Lima, Rayra Mayara Santos
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9960
  • É canto negro: orgulho no samba e nas trajetórias de Dona Ivone Lara e Tia Doca da Portela

    Denise Santiago-Figueiredo, Ana Paola Laeber
    1-36
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9893
  • Uma análise das condições de trabalho das cantoras negras e indígenas da música baiana

    Júlia Melo Salgado, Daniele Pereira Canedo
    1-42
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9886
  • A potência terapêutica da música de mulheres negras: perspectivas para a clínica

    Sara Santos Dias Costa, Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9867
  • Compositoras e cantoras negras – experiência estética e representatividade na música

    Gisele Massola, Michele Castro
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9906
  • Leonor de Castro: a primeira professora do Conservatório de Música do Rio de Janeiro

    Clara Fernandes Albuquerque
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9963
  • Magda Tagliaferro: as críticas da imprensa musical francesa e questões de gênero

    Anderson da Mata Daher
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9774
  • Conquistas composicionais de Rebecca Clarke na ‘Sonata para viola e piano’

    Adriana Lopes da Cunha Moreira, Laís Ferreira Lopes
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9925
  • A Influência da Violência Simbólica de Gênero no Trabalho das Compositoras

    Janaina Fellini , Gislaine Cristina Vagetti
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9801
  • Uma saudade que ficou: o silenciamento na produção composicional de Dinorá de Carvalho

    Tadeu Moraes Taffarello, Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Flávio Cardoso de Carvalho, Vitor Alves de Mello Lopes
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9869
  • Efeitos do exercício LaxVox na ressonância do trato vocal de sopranos líricos

    Suelen Scholl Matter, Marta Assumpção de Andrada e Silva , Zuleica Camargo, Leslie Piccolotto Ferreira, Nadja Sousa
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9912
  • Mulheres e perspectiva de gênero: análise do repertório de coros profissionais do Sudeste do Brasil

    Maria Rúbia de Moraes Andreta, Susana Cecília Igayara-Souza
    1-37
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9894
  • As mulheres na História da Música, em livros didáticos e na formação de docentes

    Andréia Schach Fey, Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9914
  • Mulheres no samba: o que dizem produções acadêmicas recentes?

    Yanne Angelim Dias, Maria Zelma de Araújo Madeira
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9936
Ver Todas as Edições