Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Notícias
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Contacto
Buscar
Portal
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 29 (2023): Lesson Study no Ensino da Matemática: formação e prática docente
Vol. 12 Núm. 29 (2023): Lesson Study no Ensino da Matemática: formação e prática docente
Publicado:
2023-12-19
Apresentação
Adriana Richit, Dario Fiorentini, Regina da Silva Pina Neves
1-4
PDF.PT (Português (Brasil))
Entrevistas
From Japan to the United States:
an interview with Catherine C. Lewis about Lesson Study
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Yuriko Yamamoto Baldin, Catherine Carol Lewis
5-16
PDF.EN (English)
PDF.PT (Português (Brasil))
Artigos Científicos
Tabular and Graphical Representation in Statistics in the 5th grade from a Lesson Study
Tainá Both, Adriana Richit
17-39
PDF.EN (English)
Professional learning in moments of whole-class discussion in a lesson study
Thuysa Schlichting de Souza, Gorete Fonseca, João Pedro da ´Ponte
40-57
PDF.EN (English)
Lesson Study e o pensamento algébrico na formação continuada de professoras dos primeiros anos
Klinger Teodoro Ciríaco, Danielle Abreu Silva, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
58-81
PDF.PT (Português (Brasil))
Escolha do tópico e definição de objetivos:
elementos do desenvolvimento curricular em Matemática em um Estudo de Aula no Ensino Fundamental I
Luzielli Franceschi, Adriana Richit
82-99
PDF.PT (Português (Brasil))
O ensino de Geometria Espacial com realidade aumentada:
contribuições de um Estudo de Aula
Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo, Natália Pedroso Lemes Eufrasio
100-118
PDF.PT (Português (Brasil))
A metodologia de formação Lesson Study em um projeto de pesquisa desenvolvido em um contexto de implementação curricular:
avanços e dificuldades
Priscila Bernardo Martins, Edda Curi, Suzete Souza Borelli
119-142
PDF.PT (Português (Brasil))
Elementos de formação continuada de professores de Matemática em um ciclo de Lesson Study no contexto do Ensino Médio
Maria das Vitorias Guimaraes Da Silva; Aluska Dias Ramos de Macedo; Regina da Silva Pina Neves, Janaína Mendes Pereira da Silva
143-167
PDF.PT (Português (Brasil))
PLANIFICACIÓN DE MATERIALES MANIPULADORES EN EL CONTEXTO DEL ESTUDIO DE LECCIONES EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES PARA LA ALFABETIZACIÓN MATEMÁTICA INCLUSIVA
Davi Cezar da Silva, Clodis Boscarioli, Arthur Belford Powell
168-187
PDF.EN (English)
Lesson Study e o planejamento de ensino no contexto da Discalculia do Desenvolvimento
Bruno Barros dos Passos, Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti
188-211
PDF.PT (Português (Brasil))
Produção de vídeos em Língua Brasileira e Colombiana de Sinais:
Lesson Study e tecnologias assistivas
Maria de Fatima Nunes Antunes, Ieda Maria Giongo, Francisca Melo Agapito, Marli Teresinha Quartieri, Hilbert Blanco-Álvarez
212-225
PDF.PT (Português (Brasil))
Origens e apropriação cultural do Lesson Study:
contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática
Kézia Viana Gonçalves, Dario Fiorentini
226-249
PDF.PT (Português (Brasil))
Contribuições do Lesson Study para a formação inicial do professor que ensina Matemática:
uma metanálise dos trabalhos apresentados no I SILSEM
Ana Maria Porto Nascimento, Alex Henrique Alves Honorato, Regina da Silva Pina Neves, Aluska Dias Ramos de Macedo
250-271
PDF.PT (Português (Brasil))
UNA ENSEÑANZA POR LESSON STUDY EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN MATEMÁTICA
una experiencia a partir del Lesson Study
Ana Rosa Corica, Verónica Parra, Patricia Sureda
272-290
PDF.ES
Princípios do Estudo de Aula:
aproximações e distanciamentos em uma experiência com futuros professores
Roselene Alves Amâncio, Samira Zaidan
291-313
PDF.PT (Português (Brasil))
El conocimiento especializado del futuro profesor que enseña el espacio proyectivo presupone la capacidad de adaptar tareas matemáticas significativas de acuerdo con las necesidades del contexto. Así, este estudio busca caracterizar el conocimiento especializado del futuro profesor mediante un ciclo de Lesson Study con la adaptación de tareas matemáticas, las cuales son dirigidas principalmente hacía instituciones educativas del sector urbano. Se concluye la necesidad de profundizar en el conocimiento especializado que tienen los docentes en formación desde el componente espacial-métrico. Aunque se trata de una investigación en curso, se esperan obtener como resultado la caracterización del conocimiento especializado que tiene el futuro profesor y las estrategias que usan para adaptar tareas matemáticas según el entorno escolar en el que se van a desarrollar. Esta investigación resulta de gran relevancia, pues permite conocer el conocimiento que tienen los futuros profesores sobre matemáticas al inicio de su carrera.
María Fernanda Mejía Barajas
314-324
PDF.ES
Desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores no contexto do Estudo de Aula
Cristina Alves Bezerra, Marisa Quaresma
325-349
PDF.PT (Português (Brasil))
Percepções sobre tarefas exploratórias no contexto de Lesson Study desenvolvido no programa Residência Pedagógica Matemática
Tania Teresinha Bruns Zimer, Neila Tonin Agranionih, Ettiène Cordeiro Guérios
350-367
PDF.PT (Português (Brasil))
Uma adaptação da Lesson Study:
contribuições à formação inicial de professoras de Matemática
Renata Camacho Bezerra, Richael Silva Caetano
368-385
PDF.PT (Português (Brasil))
Aprendizagens e aprendizados de um professor-pesquisador ao participar de uma experiência de Lesson Study sobre o sentido de zero
Andrey Patrick Monteiro de Paula, Dario Fiorentini
386-405
PDF.PT (Português (Brasil))
Planejamento de uma tarefa matemática:
ações do formador em um Estudo de Aula
Giane Fernanda Schneider Gross, Adan Santos Martens, André Luis Trevisan, Eliane Maria de Oliveira Araman Araman, Patrícia Beneti Oliveira
406-427
PDF.PT (Português (Brasil))
Uma experiência de Estudo de Aula em Matemática no Ensino Superior com estudantes de Engenharia
Maria Cristina Oliveira da Costa, Ranúzy Borges Neves, Maria Helena Morgado Monteiro
428-448
PDF.PT (Português (Brasil))
Lesson Study na formação de professores:
um mapeamento de trabalhos realizados no Brasil
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Camila Augusta do Nascimento Amaral, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
449-469
PDF.PT (Português (Brasil))
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Estatísticas de acesso
Palabras clave
Enviar un artículo
Enviar un artículo