Desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores no contexto do Estudo de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.325-349

Resumo

Esta investigação tem como objetivo elucidar as contribuições do estudo de aula (Lesson Study) na formação inicial de professores de Matemática, mais concretamente no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores quando adaptado ao Estágio Curricular Supervisionado. A abordagem metodológica é qualitativa e interpretativa, seguindo a modalidade de Investigação Baseada em Design (IBD). A equipe foi composta pela investigadora, que também atuou como facilitadora e professora de Matemática, a professora orientadora, a professora supervisora e quatro futuros professores, que não tinham experiência com o ensino de Matemática. O planejamento seguindo a abordagem exploratória permitiu avanços no que diz respeito a antecipação de possíveis dificuldades e estratégias dos alunos, e na maneira como o professor poderia conduzir a aula.  Com base nessa antecipação, os futuros professores relataram que a experiência em estudos de aula permitiu reduzir a insegurança, de não saber como ensinar Matemática, para um campo em que passaram a ter mais confiança. Nesse sentido, destacaram também a necessidade de conhecer o currículo, promover discussões coletivas e instigar os alunos a raciocinarem sobre a busca pela construção do seu próprio conhecimento. Concluímos que as interações que aconteceram durante as etapas do estudo de aula contribuíram para que os futuros professores desenvolvessem o conhecimento didático, mais especificamente sobre conhecimento da Matemática para o ensino, conhecimento do currículo, conhecimento dos alunos e da aprendizagem, e conhecimento da prática letiva, nomeadamente a seleção/elaboração de tarefas, planificação de aula, antecipação de possíveis dificuldades e discussão coletiva.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Alves Bezerra, C., & Quaresma, M. (2023). Desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores no contexto do Estudo de Aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 325–349. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.325-349