Elementos de formação continuada de professores de Matemática em um ciclo de Lesson Study no contexto do Ensino Médio

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DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.143-167

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar contribuições de um ciclo da Lesson Study (LS) para a formação continuada de professores de Matemática da rede pública. Para tanto, adotou-se o Lesson Study (LS), processo de desenvolvimento profissional originado no Japão, que é desenvolvido em três ou quatro etapas: estudo e planejamento; execução da aula; reflexão da aula e, em alguns casos, a reaplicação desta. Ele situa-se em uma perspectiva qualitativa-interpretativa de pesquisa, sendo os dados recolhidos a partir dos registros dos encontros com os professores, dos planos de aula e das produções matemáticas dos estudantes por eles atendidos. Nas etapas de estudo e de planejamento, os professores separaram quatro tarefas para trabalharem com os estudantes, das quais as duas primeiras abordavam a multiplicação e a conversão de unidades de medida e as duas finais a divisão. Na etapa da execução da aula, duas aulas foram ministradas em turmas do 1° e 2º ano do Ensino Médio de uma escola do município de Alagoinha-PB. Os resultados revelam que o LS possibilitou que os professores compreendessem os caminhos trilhados pelos estudantes ao longo da resolução das tarefas, contrapondo-os às dificuldades conceituais e procedimentais que anteciparam. Além disso, oportunizou a reflexão das escolhas assumidas por eles durante a aula face às estratégias e falas dos alunos, comparando-as ao momento do planejamento.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Da Silva, M. das V. G., Macedo, A. D. R. de ., Pina Neves, R. da S. ., & da Silva, J. M. P. . (2023). Elementos de formação continuada de professores de Matemática em um ciclo de Lesson Study no contexto do Ensino Médio. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 143–167. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.143-167