Planejamento de uma tarefa matemática:
ações do formador em um Estudo de Aula
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.406-427Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se deram as ações do formador durante o planejamento de uma tarefa matemática exploratória, por um grupo de professores participantes de um processo de formação continuada, em uma disciplina de mestrado ofertada no ano de 2019, tendo em vista as potencialidades da metodologia Lesson Study, e quais oportunidades de aprendizagem foram geradas. O método qualitativo interpretativo, utilizado como direção e análise, percorreu os diálogos colaborativos (gravados em áudios e posteriormente transcritos) dos professores e do formador durante a etapa do planejamento, sendo possível ter acesso às discussões que influenciaram na elaboração de uma tarefa como: enunciado, objetivo, o conteúdo envolvido, os recursos e as antecipações de resoluções que poderiam surgir pelos estudantes durante a futura implementação da tarefa. A análise apontou a importância das ações e do papel do formador na condução das ideias e discussões, oportunizando aos professores diferentes aprendizagens, especialmente no que tange a compreensão sobre o modo de conduzir as tarefas futuramente em sala de aula, visando o reconhecimento dos conceitos matemáticos envolvidos em sua construção.
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