Planejamento de uma tarefa matemática:

ações do formador em um Estudo de Aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.406-427

Resumen

A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se deram as ações do formador durante o planejamento de uma tarefa matemática exploratória, por um grupo de professores participantes de um processo de formação continuada, em uma disciplina de mestrado ofertada no ano de 2019, tendo em vista as potencialidades da metodologia Lesson Study, e quais oportunidades de aprendizagem foram geradas. O método qualitativo interpretativo, utilizado como direção e análise, percorreu os diálogos colaborativos (gravados em áudios e posteriormente transcritos) dos professores e do formador durante a etapa do planejamento, sendo possível ter acesso às discussões que influenciaram na elaboração de uma tarefa como: enunciado, objetivo, o conteúdo envolvido, os recursos e as antecipações de resoluções que poderiam surgir pelos estudantes durante a futura implementação da tarefa. A análise apontou a importância das ações e do papel do formador na condução das ideias e discussões, oportunizando aos professores diferentes aprendizagens, especialmente no que tange a compreensão sobre o modo de conduzir as tarefas futuramente em sala de aula, visando o reconhecimento dos conceitos matemáticos envolvidos em sua construção.

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Biografía del autor/a

Adan Santos Martens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR - PG). Atuou como Professor de Física, Matemática e áreas afins na Secretária de Estado da Educação - SEED na cidade de Toledo - PR (2013 - 2022). Atuou como professor colaborador do Instituto Federal do Paraná - Campus de Assis Chateaubriand, atuando com as disciplina de Matemática para os cursos Integrados e técnicos e com Matemática Aplicada para o curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Atuou como Professor substituto do magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015-2016). Possui mestrado em Educação pela Unioeste (2016-2018), Especialista em Gestão e Organização Escolar, Neuro pedagogia e Educação Especial, participou como aluno não-regular do curso de mestrado do Programa de Educação para Ciência e Matemática (UEM-2012)

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp - 2008). Licenciado em Matemática (Unicamp - 2005) e Pedagogia (Unifatecie-2021) e Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (Unicamp - 2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na UFABC (2018-2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e docente permanente dos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (câmpus Londrina/Cornélio Procópio) e do Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (câmpus Ponta Grossa). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e como formador do PNAIC. Participa de programas de formação continuada em parceria com redes municipais e estadual de ensino. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas matemáticas, Raciocínio matemático, Aprendizagem profissional do professor.

Eliane Maria de Oliveira Araman Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). É docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019). É líder do grupo de pesquisa Perspectivas em ensino e aprendizagem em Matemática. Realiza suas pesquisas em História da Matemática na Educação Matemática, em Raciocínio Matemático e seus processos e em Formação de Professores.

Patrícia Beneti Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ensino e Tecnologia pela UTFPR- Ponta Grossa, Mestra em Ensino de Ciências da Natureza pela UTFPR-Londrina (2016), Bacharel em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2010), licenciada em Matemática pelo Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015). Atuou na área de Ensino de Matemática, Física e Engenharias, bem como nos cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecatrônica e Administração pela Secretaria de Educação do Paraná e Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professora titular da no Centro Universitário Filadélfia. Trabalha com edição de vídeos, imagens, criação de briefing, fotografia e Marketing Web em Setor de Criação. Avaliadora dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

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Publicado

2023-12-19

Cómo citar

Schneider Gross, G. F., Martens, A. S. ., Trevisan, A. L., Araman, E. M. de O. A., & Oliveira, P. B. (2023). Planejamento de uma tarefa matemática: : ações do formador em um Estudo de Aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 406–427. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.406-427