PLANNING A MATHEMATICAL TASK: THE TRAINER'S ACTIONS IN A LESSON STUDY

ações do formador em um Estudo de Aula

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.406-427

Abstract

The aim of this research was to understand how the teacher educator's actions took place during the planning of a mathematical task by a group of teachers participating in a process of continuing education for a master's degree course in 2018, from the perspective of Lesson Study, and what learning opportunities were generated in this way. The interpretative qualitative method, used as a direction and analysis, went through the collaborative dialogues (recorded in audios and later transcribed) of the teachers and the trainer during the planning stage, making it possible to access the discussions of points that influenced the resolution of a task such as: the objective and clear statement, the content involved, the resources and the possible expectations of resolutions that could arise by the students during the future implementation of the task. The analysis pointed to the importance of the trainer's actions and role in guiding ideas and discussions, providing teachers with different learning opportunities, especially in terms of understanding how to conduct tasks for different contents and reflections on intervention directions aimed at recognizing the mathematical concepts involved and their construction. This process resulted in the reformulation of the task statement, generating new discussions and reflections, resulting in a planned task.

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Author Biographies

Adan Santos Martens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR - PG). Atuou como Professor de Física, Matemática e áreas afins na Secretária de Estado da Educação - SEED na cidade de Toledo - PR (2013 - 2022). Atuou como professor colaborador do Instituto Federal do Paraná - Campus de Assis Chateaubriand, atuando com as disciplina de Matemática para os cursos Integrados e técnicos e com Matemática Aplicada para o curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Atuou como Professor substituto do magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015-2016). Possui mestrado em Educação pela Unioeste (2016-2018), Especialista em Gestão e Organização Escolar, Neuro pedagogia e Educação Especial, participou como aluno não-regular do curso de mestrado do Programa de Educação para Ciência e Matemática (UEM-2012)

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp - 2008). Licenciado em Matemática (Unicamp - 2005) e Pedagogia (Unifatecie-2021) e Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (Unicamp - 2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na UFABC (2018-2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e docente permanente dos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (câmpus Londrina/Cornélio Procópio) e do Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (câmpus Ponta Grossa). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e como formador do PNAIC. Participa de programas de formação continuada em parceria com redes municipais e estadual de ensino. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas matemáticas, Raciocínio matemático, Aprendizagem profissional do professor.

Eliane Maria de Oliveira Araman Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). É docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019). É líder do grupo de pesquisa Perspectivas em ensino e aprendizagem em Matemática. Realiza suas pesquisas em História da Matemática na Educação Matemática, em Raciocínio Matemático e seus processos e em Formação de Professores.

Patrícia Beneti Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ensino e Tecnologia pela UTFPR- Ponta Grossa, Mestra em Ensino de Ciências da Natureza pela UTFPR-Londrina (2016), Bacharel em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2010), licenciada em Matemática pelo Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015). Atuou na área de Ensino de Matemática, Física e Engenharias, bem como nos cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecatrônica e Administração pela Secretaria de Educação do Paraná e Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professora titular da no Centro Universitário Filadélfia. Trabalha com edição de vídeos, imagens, criação de briefing, fotografia e Marketing Web em Setor de Criação. Avaliadora dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

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Published

2023-12-19

How to Cite

Schneider Gross, G. F., Martens, A. S. ., Trevisan, A. L., Araman, E. M. de O. A., & Oliveira, P. B. (2023). PLANNING A MATHEMATICAL TASK: THE TRAINER’S ACTIONS IN A LESSON STUDY : ações do formador em um Estudo de Aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 406–427. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.406-427