Lesson Study na formação de professores:
um mapeamento de trabalhos realizados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.449-469Resumo
Lesson Study (LS) é um processo japonês de formação de professores desde o final do século XIX e sua prática vem ganhando ampla visibilidade em muitos países, como no Brasil. O objetivo deste trabalho é identificar e descrever no contexto brasileiro, por meio de um mapeamento em trabalhos científicos, os propósitos de uso do LS em formações de professores, e quais temas matemáticos foram demandados. A investigação de caráter bibliográfico e descritivo foi conduzida a partir de um protocolo com descritores na língua portuguesa, aplicados em bases com extenso acervo científico na área de Ensino e Educação – Scielo, Springer, Eric, Doaj, além do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – sem limites temporais. Com o protocolo desenhado, identificamos 25 trabalhos desenvolvidos em oito estados federados, com predominância na formação continuada. Os propósitos dos trabalhos, em sua maioria, visavam a identificar, avaliar ou investigar contribuições do LS para o desenvolvimento profissional do professor em algum conteúdo pedagógico ou curricular matemático. Desses, sete discutiam temas relacionados à Geometria – como triângulo retângulo, comprimento, área, volume, distância entre dois pontos –; três abordaram frações; dois, números racionais, em geral; e os demais com outros temas da matemática, como interpretação de tabelas, sequências numéricas, multiplicação e divisão.
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