Origens e apropriação cultural do Lesson Study:
contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.226-249Resumo
Este estudo interpreta e discute o processo de criação e difusão do Lesson Study (LS) japonês, tendo como questão investigativa: como diferentes estudos têm evidenciado as raízes culturais do LS e como outros países e experiências, mundo a fora, vem se apropriando deste processo de aprendizagem docente e de desenvolvimento curricular, adaptando ou reinventando socioculturalmente o LS original? Para responder a esta pergunta, buscamos garimpar e reunir trabalhos de LS para, mediante interpretação e análise dos mesmos, descrever e compreender suas raízes socioculturais de origem e também seu processo de adaptação e apropriação cultural por outros países, instituições ou grupos investigativos. Este tipo de revisão narrativa diferencia-se das revisões sistemáticas por não utilizar critérios definidos. Sob uma perspectiva sociocultural utiliza as lentes da teoria da aprendizagem situada e do conceito de comunidade de prática para aprofundar uma discussão sobre a produção relacional entre cultura e aprendizagem no LS, frente a sua originalidade no Japão e expansão e adaptação em diferentes países, tendo em vista a aprendizagem do professor que ensina matemática. Os resultados deste estudo evidenciam, de um lado, que não existe uma compreensão única compartilhada internacionalmente sobre o LS japonês, abrindo um leque amplo de possibilidades de apropriação e reinvenção cultural e, de outro lado, que os desafios e diferenças de implementação se devem às disposições e condições culturais, sociais e políticas que favorecem ou dificultam o trabalho investigativo dos professores sobre suas aulas nas escolas e também da relação colaborativa entre universidade e escola.
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