FROM ARIADNE TO GERALDI:

THE THREADS THAT WEAVE THE TEXT IN THE CLASSROOM IN PERNAMBUCANO’s ITINERARIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.108-122

Keywords:

Teacher training., Curriculum., Teaching Portuguese language., João Wanderley Geraldi.

Abstract

This article describes the process and historical relevance that the work “O Texto na Sala de Aula” and the training of professor João Wanderley Geraldi had in the curricular change (in terms of Portuguese language teaching methodologies) in Basic Education and in Higher Education Courses. Letters of Higher Education in the State of Pernambuco (emphasis, in the context, of the city of Petrolina in the backlands of Pernambuco). Through bibliographical and historical research carried out on official documentary bases and, mainly, on oral and written reports from the subjects involved in the process, we sought to complete the intense and difficult process of re-elaborating the curriculum of the State of Pernambuco at a time of redemocratization in the Brazilian historical context.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Aparecida Ventura Brandão, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade Estado da Bahia - UNEB, na Linha de Pesquisa Ecologia Humana e Educação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004) e é graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE - (1985). Atualmente é professora assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, ministrando disciplinas no Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa na área de Literatura a partir das seguintes abordagens: teorias que regem o ensino da literatura, literatura e história, literatura e sociedade, literatura e interdisciplinaridade, literatura e pedagogia, literatura e identidade, literatura e memória, literatura e formação de professores. Na área de Letras, atuou, ainda, como Professora de Estágio Supervisionado. Atuou como coordenadora de Pólo do PROGRAPE - Programa de Graduação em Pedagogia - UPE - do ano 2000 a 2008. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Petrolina no período de 2005 a 2007. Atuou como Professora Pesquisadora da EAD - UPE -Campus Petrolina na área de Filosofia da Educação. Atuou como Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID- na área de Letras - Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Petrolina-PE de 2014 a 2018.

Francisco de Assis Silva Panta, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (1981) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e professor assistente da Universidade de Pernambuco, atuando, principalmente, nos seguintes temas:língua portuguesa, línguas estrangeiras, leitura, literatura - compreensão; texto - ideias; resumo, prática docente; escola; realidade; superação de problemas com a leitura e a escrita; séries iniciais.

References

BAKHTIN, M. & VOLOSCHINOV V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BRASIL. MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Fundamental. Parecer CEB 04/98. 1998

_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB 15/98. 1998

GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula: leitura & produção . 1. ed. Cascavel- PR: Assoeste, 1984.

_____. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2000.

PERNAMBUCO (Estado). Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Diretoria de Educação Escolar (1992). Subsídios para organização da prática pedagógica nas escolas. Recife, SECE, v. 13, Língua Portuguesa. (Coleção Professor Carlos Maciel).

_____. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Base Comum Curricular para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: língua portuguesa. Recife: SE, 2008.

SOUZA, Isva Maria Modesto Morais de et al. Rodas de conversa: tecendo memórias de professores/as sobre o ensino de português pela ótica de O texto na sala de aula. In: SILVA, Lilian Lopes Martin da et al. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. / Lilian Lopes Martin da Silva; Norma Sandra de Almeida Ferreira; Maria do Rosário Longo Mortatti (orgs.). Campinas, SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Formação de Professores).

Published

2024-07-09

Issue

Section

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi