DE ARIADNE A GERALDI:
OS FIOS QUE TECEM O TEXTO NA SALA DE AULA NOS ITINERÁRIOS PERNAMBUCANOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.108-122Palavras-chave:
Formação do/a professor/a., Currículo., Ensino de língua portuguesa., João Wanderley Geraldi.Resumo
Este artigo descreve o processo e a relevância histórica que a obra “O Texto na Sala de Aula” e as formações do professor João Wanderley Geraldi tiveram na mudança curricular (quanto as metodologias de ensino de língua portuguesa) da Educação Básica e nos Cursos de Letras do Ensino Superior do Estado de Pernambuco (ênfase, no contexto, da cidade de Petrolina no sertão pernambucano). Através de uma pesquisa bibliográfica e histórica feita em bases documentais oficiais e, principalmente, em relatos orais e escritos dos sujeitos envolvidos no processo, buscou-se perfazer o intenso e difícil processo de reelaboração do currículo do Estado de Pernambuco em um momento de redemocratização no contexto histórico brasileiro.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. & VOLOSCHINOV V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BRASIL. MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Fundamental. Parecer CEB 04/98. 1998
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB 15/98. 1998
GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula: leitura & produção . 1. ed. Cascavel- PR: Assoeste, 1984.
_____. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2000.
PERNAMBUCO (Estado). Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Diretoria de Educação Escolar (1992). Subsídios para organização da prática pedagógica nas escolas. Recife, SECE, v. 13, Língua Portuguesa. (Coleção Professor Carlos Maciel).
_____. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Base Comum Curricular para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: língua portuguesa. Recife: SE, 2008.
SOUZA, Isva Maria Modesto Morais de et al. Rodas de conversa: tecendo memórias de professores/as sobre o ensino de português pela ótica de O texto na sala de aula. In: SILVA, Lilian Lopes Martin da et al. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. / Lilian Lopes Martin da Silva; Norma Sandra de Almeida Ferreira; Maria do Rosário Longo Mortatti (orgs.). Campinas, SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Formação de Professores).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
