DE ARIADNE A GERALDI:

OS FIOS QUE TECEM O TEXTO NA SALA DE AULA NOS ITINERÁRIOS PERNAMBUCANOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.108-122

Palabras clave:

Formação do/a professor/a., Currículo., Ensino de língua portuguesa., João Wanderley Geraldi.

Resumen

Este artigo descreve o processo e a relevância histórica que a obra “O Texto na Sala de Aula” e as formações do professor João Wanderley Geraldi tiveram na mudança curricular (quanto as metodologias de ensino de língua portuguesa) da Educação Básica e nos Cursos de Letras do Ensino Superior do Estado de Pernambuco (ênfase, no contexto, da cidade de Petrolina no sertão pernambucano). Através de uma pesquisa bibliográfica e histórica feita em bases documentais oficiais e, principalmente, em relatos orais e escritos dos sujeitos envolvidos no processo, buscou-se perfazer o intenso e difícil processo de reelaboração do currículo do Estado de Pernambuco em um momento de redemocratização no contexto histórico brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Ventura Brandão, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade Estado da Bahia - UNEB, na Linha de Pesquisa Ecologia Humana e Educação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004) e é graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE - (1985). Atualmente é professora assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, ministrando disciplinas no Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa na área de Literatura a partir das seguintes abordagens: teorias que regem o ensino da literatura, literatura e história, literatura e sociedade, literatura e interdisciplinaridade, literatura e pedagogia, literatura e identidade, literatura e memória, literatura e formação de professores. Na área de Letras, atuou, ainda, como Professora de Estágio Supervisionado. Atuou como coordenadora de Pólo do PROGRAPE - Programa de Graduação em Pedagogia - UPE - do ano 2000 a 2008. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Petrolina no período de 2005 a 2007. Atuou como Professora Pesquisadora da EAD - UPE -Campus Petrolina na área de Filosofia da Educação. Atuou como Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID- na área de Letras - Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Petrolina-PE de 2014 a 2018.

Francisco de Assis Silva Panta, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (1981) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e professor assistente da Universidade de Pernambuco, atuando, principalmente, nos seguintes temas:língua portuguesa, línguas estrangeiras, leitura, literatura - compreensão; texto - ideias; resumo, prática docente; escola; realidade; superação de problemas com a leitura e a escrita; séries iniciais.

Citas

BAKHTIN, M. & VOLOSCHINOV V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BRASIL. MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Fundamental. Parecer CEB 04/98. 1998

_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB 15/98. 1998

GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula: leitura & produção . 1. ed. Cascavel- PR: Assoeste, 1984.

_____. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2000.

PERNAMBUCO (Estado). Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Diretoria de Educação Escolar (1992). Subsídios para organização da prática pedagógica nas escolas. Recife, SECE, v. 13, Língua Portuguesa. (Coleção Professor Carlos Maciel).

_____. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Base Comum Curricular para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: língua portuguesa. Recife: SE, 2008.

SOUZA, Isva Maria Modesto Morais de et al. Rodas de conversa: tecendo memórias de professores/as sobre o ensino de português pela ótica de O texto na sala de aula. In: SILVA, Lilian Lopes Martin da et al. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. / Lilian Lopes Martin da Silva; Norma Sandra de Almeida Ferreira; Maria do Rosário Longo Mortatti (orgs.). Campinas, SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Formação de Professores).

Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi