DE ARIADNE A GERALDI:
OS FIOS QUE TECEM O TEXTO NA SALA DE AULA NOS ITINERÁRIOS PERNAMBUCANOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.108-122Palabras clave:
Formação do/a professor/a., Currículo., Ensino de língua portuguesa., João Wanderley Geraldi.Resumen
Este artigo descreve o processo e a relevância histórica que a obra “O Texto na Sala de Aula” e as formações do professor João Wanderley Geraldi tiveram na mudança curricular (quanto as metodologias de ensino de língua portuguesa) da Educação Básica e nos Cursos de Letras do Ensino Superior do Estado de Pernambuco (ênfase, no contexto, da cidade de Petrolina no sertão pernambucano). Através de uma pesquisa bibliográfica e histórica feita em bases documentais oficiais e, principalmente, em relatos orais e escritos dos sujeitos envolvidos no processo, buscou-se perfazer o intenso e difícil processo de reelaboração do currículo do Estado de Pernambuco em um momento de redemocratização no contexto histórico brasileiro.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. & VOLOSCHINOV V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BRASIL. MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Fundamental. Parecer CEB 04/98. 1998
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB 15/98. 1998
GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula: leitura & produção . 1. ed. Cascavel- PR: Assoeste, 1984.
_____. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2000.
PERNAMBUCO (Estado). Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Diretoria de Educação Escolar (1992). Subsídios para organização da prática pedagógica nas escolas. Recife, SECE, v. 13, Língua Portuguesa. (Coleção Professor Carlos Maciel).
_____. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Base Comum Curricular para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: língua portuguesa. Recife: SE, 2008.
SOUZA, Isva Maria Modesto Morais de et al. Rodas de conversa: tecendo memórias de professores/as sobre o ensino de português pela ótica de O texto na sala de aula. In: SILVA, Lilian Lopes Martin da et al. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. / Lilian Lopes Martin da Silva; Norma Sandra de Almeida Ferreira; Maria do Rosário Longo Mortatti (orgs.). Campinas, SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Formação de Professores).