Uso de Inteligência Artificial
Introdução
A Revista Educação e Linguagens reconhece o potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa como auxiliares em atividades acadêmicas. No entanto, para garantir a integridade e a transparência da pesquisa publicada, esta política estabelece diretrizes obrigatórias para o uso dessas tecnologias por autores, editores, pareceristas e leitores em conformidade Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO (SciELO, 2023).
Diretrizes para Autores
Uso Permitido e Transparência
É permitido aos autores utilizar ferramentas de IA para fins como assistência à redação, tradução, formatação, criação de imagens ou análise de dados. Contudo, esse uso deve ser declarado de maneira explícita e transparente, preferencialmente em uma das seguintes seções do manuscrito:
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Na seção de Metodologia, se o recurso foi diretamente envolvido na geração de resultados.
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Nos Agradecimentos, quando a IA foi empregada para apoio geral na redação, revisão ou edição textual.
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Em uma declaração específica fornecida durante a submissão do artigo.
Declaração Obrigatória
Sempre que uma ferramenta de IA for utilizada em qualquer etapa da pesquisa ou da preparação do manuscrito, os autores devem informar:
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O nome da ferramenta ou software.
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A finalidade do seu uso.
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A etapa do trabalho em que foi aplicada.
A omissão desta declaração pode resultar na rejeição do manuscrito ou em outras medidas editoriais.
Responsabilidade e Autoria
Ferramentas de IA não podem ser listadas como autoras do trabalho, uma vez que não são capazes de assumir responsabilidade legal, ética ou científica pelo conteúdo. A responsabilidade pela originalidade, veracidade, precisão e integridade de todo o material, inclusive o gerado com auxílio de IA, é integralmente dos autores humanos (CAMBRIDGE, 2023; COPE, 2023).
Diretrizes para Editores e Pareceristas
O Corpo Editorial e os pareceristas podem utilizar ferramentas de IA estritamente como suporte operacional interno, por exemplo, para identificação de possíveis revisores, triagem inicial ou verificação de similaridade. É expressamente proibido o uso de IA para a redação de pareceres ou para a tomada de decisões editoriais automatizadas. As deliberações finais são de responsabilidade exclusiva dos editores humanos.
Diretrizes para Leitores
A Revista Educação e Linguagens autoriza que leitores utilizem ferramentas de IA para analisar ou interpretar o conteúdo publicado, desde que respeitados os princípios de citação adequada, a integridade das informações e sem deturpar o trabalho original. Usos indevidos podem ser reportados conforme as normas de ética e boas práticas da revista.
Restrições Éticas
O uso de IA é terminantemente proibido para as seguintes finalidades:
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Fabricação, falsificação ou manipulação de dados (fráude científica).
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Geração de imagens, tabelas ou textos que não possam ser verificados ou validados pelas metodologias científicas apropriadas.
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Criação de conteúdo enganoso, fraudulento ou sem fundamentação verificável.
A Revista Educação e Linguagens está comprometida com os princípios de transparência, integridade, rigor metodológico e ética científica.
Revisão e Atualização da Política
Diante da rápida evolução das tecnologias de IA, esta política será objeto de revisão periódica pelo Corpo Editorial da Revista Educação e Linguagens. As atualizações serão baseadas nas diretrizes de organismos internacionais como COPE, SciELO e ABEC, entre outras, assegurando a contínua conformidade com os mais altos padrões éticos da comunicação científica.
