Avaliação
Objetivo da Avaliação por Pares
A avaliação por pares tem como objetivo principal assegurar a qualidade e a integridade científica das publicações. Como avaliador, sua análise crítica é fundamental para:
- Subsidiar a decisão editorial sobre a publicação do manuscrito.
- Contribuir para o aprimoramento do texto, identificando pontos fortes e aspectos que necessitam de desenvolvimento ou correção.
- Garantir a solidez teórica e metodológica, a clareza na apresentação dos resultados e a relevância das discussões e conclusões para a área de Educação e Linguagens.
Integridade Acadêmica e Conflitos de Interesse
- Confidencialidade: Este é um processo de avaliação duplo-cega. A identidade dos autores e dos pareceristas é mantida em sigilo. O manuscrito avaliado é de uso exclusivo para este fim e não deve ser compartilhado ou discutido com terceiros.
- Conflito de Interesse: Você deve recusar o convite caso identifique qualquer conflito de interesse de natureza pessoal, profissional ou financeira com os autores ou o conteúdo do manuscrito. Dúvidas sobre um potencial conflito podem ser esclarecidas com a Equipe Editorial.
Critérios para a Análise do Manuscrito
Em sua avaliação, considere os seguintes aspectos para emitir um parecer fundamentado:
- O tema tratado enquadra-se no escopo da Revista Educação e Linguagens?
- O tema é relevante para ser investigado?
- O artigo é original?
- O título do artigo reflete o conteúdo do texto?
- O resumo atende às normas e apresenta, adequadamente, os elementos que lhe são necessários?
- As palavras-chave são adequadas?
- A apresentação, a organização e a extensão do texto são adequadas, conforme os objetivos?
- A introdução apresenta os objetivos do texto e apresenta breve contextualização?
- A discussão apresentada é relevante, suficiente e adequada? É articulada com a revisão de literatura apresentada?
- Os dados/corpora apresentados justificam as interpretações/discussões?
- Há inconsistências teóricas e/ou metodológicas?
- Há necessidade de acréscimos/complementações?
- Há necessidade de reduções?
- As ilustrações, tabelas, quadros, gráficos (se houver) são necessários e adequados?
- As referências são adequadas, pertinentes e suficientes para a discussão e tema do artigo? Estão apresentadas de acordo com as normas?
- Os autores referenciados no texto estão citados nas referências?
- A qualidade da redação, quanto às normas da língua e da gramática, na variedade padrão escrita da Língua Portuguesa, é satisfatória? Atende às normas da redação acadêmico-científica para publicação?
Diretrizes Práticas para a Elaboração do Parecer
Para uma avaliação eficaz, recomendamos:
- Preencha o Formulário Oficial: Utilize o Formulário de Avaliação para Pareceristas disponível no sistema OJS, que estrutura sua análise com base nos critérios da revista.
- Seja Construtivo e Específico: No formulário e nos comentários no texto, fundamente todas as suas observações. Em vez de "a metodologia é fraca", explique por que é fraca e sugira melhorias.
- Comentários no Texto: É altamente recomendável incluir comentários e sugestões diretamente no arquivo do manuscrito (utilizando a ferramenta de comentários), apontando para trechos específicos. Isso agiliza o processo de revisão pelos autores.
- Mantenha o Respeito e a Imparcialidade: A crítica deve ser sempre dirigida ao conteúdo do trabalho, nunca aos seus autores. A Equipe Editorial se reserva o direito de editar ou remover linguagem considerada inadequada ou ofensiva.
- Cumpra os Prazos: A entrega dentro do prazo estipulado é crucial para a agilidade do processo. Em caso de imprevistos, notifique a Equipe Editorial o quanto antes.
Em caso de dúvidas em qualquer etapa do processo, não hesite em contatar a Equipe Editorial.
