Avaliação

Objetivo da Avaliação por Pares

A avaliação por pares tem como objetivo principal assegurar a qualidade e a integridade científica das publicações. Como avaliador, sua análise crítica é fundamental para:

  • Subsidiar a decisão editorial sobre a publicação do manuscrito.
  • Contribuir para o aprimoramento do texto, identificando pontos fortes e aspectos que necessitam de desenvolvimento ou correção.
  • Garantir a solidez teórica e metodológica, a clareza na apresentação dos resultados e a relevância das discussões e conclusões para a área de Educação e Linguagens.

Integridade Acadêmica e Conflitos de Interesse

  • ConfidencialidadeEste é um processo de avaliação duplo-cega. A identidade dos autores e dos pareceristas é mantida em sigilo. O manuscrito avaliado é de uso exclusivo para este fim e não deve ser compartilhado ou discutido com terceiros.
  • Conflito de InteresseVocê deve recusar o convite caso identifique qualquer conflito de interesse de natureza pessoal, profissional ou financeira com os autores ou o conteúdo do manuscrito. Dúvidas sobre um potencial conflito podem ser esclarecidas com a Equipe Editorial.

Critérios para a Análise do Manuscrito

Em sua avaliação, considere os seguintes aspectos para emitir um parecer fundamentado:

  • O tema tratado enquadra-se no escopo da Revista Educação e Linguagens?
  • O tema é relevante para ser investigado?
  • O artigo é original?
  • O título do artigo reflete o conteúdo do texto?
  • O resumo atende às normas e apresenta, adequadamente, os elementos que lhe são necessários?
  • As palavras-chave são adequadas?
  • A apresentação, a organização e a extensão do texto são adequadas, conforme os objetivos?
  • A introdução apresenta os objetivos do texto e apresenta breve contextualização?
  • A discussão apresentada é relevante, suficiente e adequada? É articulada com a revisão de literatura apresentada?
  • Os dados/corpora apresentados justificam as interpretações/discussões?
  • Há inconsistências teóricas e/ou metodológicas?
  • Há necessidade de acréscimos/complementações?
  • Há necessidade de reduções?
  • As ilustrações, tabelas, quadros, gráficos (se houver) são necessários e adequados?
  • As referências são adequadas, pertinentes e suficientes para a discussão e tema do artigo? Estão apresentadas de acordo com as normas?
  • Os autores referenciados no texto estão citados nas referências?
  • A qualidade da redação, quanto às normas da língua e da gramática, na variedade padrão escrita da Língua Portuguesa, é satisfatória? Atende às normas da redação acadêmico-científica para publicação?

Diretrizes Práticas para a Elaboração do Parecer

Para uma avaliação eficaz, recomendamos:

  • Seja Construtivo e Específico: No formulário e nos comentários no texto, fundamente todas as suas observações. Em vez de "a metodologia é fraca", explique por que é fraca e sugira melhorias.
  • Comentários no Texto: É altamente recomendável incluir comentários e sugestões diretamente no arquivo do manuscrito (utilizando a ferramenta de comentários), apontando para trechos específicos. Isso agiliza o processo de revisão pelos autores.
  • Mantenha o Respeito e a Imparcialidade: A crítica deve ser sempre dirigida ao conteúdo do trabalho, nunca aos seus autores. A Equipe Editorial se reserva o direito de editar ou remover linguagem considerada inadequada ou ofensiva.
  • Cumpra os Prazos: A entrega dentro do prazo estipulado é crucial para a agilidade do processo. Em caso de imprevistos, notifique a Equipe Editorial o quanto antes.

Em caso de dúvidas em qualquer etapa do processo, não hesite em contatar a Equipe Editorial.