Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Notícias
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Contacto
Buscar
Portal
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 10 Núm. 21 (2021): v.10 n.21 (2021)
Vol. 10 Núm. 21 (2021): v.10 n.21 (2021)
Publicado:
2021-05-25
Expediente e Sumário
EXPEDIENTE E SUMÁRIO
1-7
pdf (Português (Brasil))
Entrevistas
ENTREVISTA: PROFESSOR JONEI CERQUEIRA BARBOSA E SUA TRAJETÓRIA NAS PESQUISAS E DOCÊNCIA
Fábio Alexandre Borges, Wellington Hermann
8-21
pdf (Português (Brasil))
Artigos Científicos
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE TEORIA DOS NÚMEROS E CRIPTOGRAFIA: IMPORTÂNCIA DESSAS ÁREAS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Saddo Ag Almouloud, Teodora Pinheiro Figueroa, Rubens Vilhena Fonseca
22-43
pdf (Português (Brasil))
A RELEVÂNCIA DE CONHECER E COMPREENDER A INCOMPLETUDE DA MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO SOBRE O TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL
José Milton Lopes Pinheiro, Rosemeire de Fatima Batistela
44-63
pdf (Português (Brasil))
MUDANÇAS GERADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
Débora Cristina Borba Pereira Favero, Ana Lúcia Manrique
64-86
pdf (Português (Brasil))
O QUE DIZEM PROFESSORES POLIVALENTES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA ACERCA DA AVERSÃO À MATEMÁTICA
Jocinéia Medeiros, Marcos Lübeck
87-111
pdf (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O IMPACTO DO USO DE AGROTÓXICOS: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO E DO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sidnéia Almeida Silva, Maritza Maria Lima de Almeida Souza, Irene Mauricio Cazorla
112-137
pdf (Português (Brasil))
UMA ANÁLISE ÊMICA, ÉTICA E DIALÓGICA DE ETNOMODELOS PARA A DETERMINAÇÃO DE VALORES DO SENO
Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Milton Rosa, Daniel Clark Orey
138-159
pdf (Português (Brasil))
UMA HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
Clarice de Almeida Miranda, Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira
160-183
pdf (Português (Brasil))
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO SUPERIOR – UMA ANÁLISE NA VISÃO DOS ACADÊMICOS
Vilmar Ibanor Bertotti Junior, Janaína Poffo Possamai
184-208
pdf (Português (Brasil))
PASSADO, PRESENTE E FUTURO: REPENSANDO AS MODIFICAÇÕES HISTÓRICAS E CAPITALISTAS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS PELA ETNOMATEMÁTICA
Matheus Moreira da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Ana Paula Purcina Baumann
209-234
pdf (Português (Brasil))
POTENCIALIDADES PARA A ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Gabriela da Silva Oliveira, Bruno Rodrigo Teixeira
235-258
pdf (Português (Brasil))
SMARTPHONE E A PRODUÇÃO DO CONCEITO DE INTEGRAL: VISUALIZAÇÃO, MOBILIDADE E GEOGEBRA
Victor Ferreira Ragoni, Aparecida Santana de Souza Chiari
259-276
pdf (Português (Brasil))
PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA PRESENTE NA PROFISSÃO DE TÉCNICO AGRÍCOLA
Neila de Toledo e Toledo
277-292
pdf (Português (Brasil))
A ARGUMENTAÇÃO EM UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fredy Coelho Rodrigues, Milton Soares dos Santos, Niomar Bolano Jalhium, Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
293-312
pdf (Português (Brasil))
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: UMA ABORDAGEM HEURÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR
José Carlos Thompson da Silva, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
313-350
pdf (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO DE SURDOS: IDEIAS INICIAIS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS
Reinaldo Feio Lima, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Arnaldo Machado Ferreira
351-367
pdf (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
André Ricardo Antunes Ribeiro, Marcelo de Souza Motta, Marco Aurélio Kalinke
368-392
pdf (Português (Brasil))
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO, EM NÍVEL TEÓRICO, MEDIADO PELO CONCEITO DE FRAÇÃO A PARTIR DA GRANDEZA COMPRIMENTO
Josélia Euzébio da Rosa, Waldeir Amorim Albino
393-417
pdf (Português (Brasil))
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DE TESES BRASILEIRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2014-2019)
Kaique Nascimento Martins, Larissa Pinca Sarro Gomes, Marlúbia Corrêa de Paula, Jolúcia Santos de Jesus
418-439
pdf (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA POR MEIO DE TAREFAS MATEMÁTICAS
Juliana França Viol Paulin, Alessandro Jacques Ribeiro
440-462
pdf (Português (Brasil))
MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Viviane de Oliveira Santos, Nickson Deyvis da Silva Correia, Daniela Aprigio do Nascimento
463-486
pdf (Português (Brasil))
ESTIMANDO AGLOMERAÇÕES: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA INSPIRADA NA LITERATURA DE MALBA TAHAN
Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan
487-502
pdf (Português (Brasil))
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
Giane Correia Silva, Guataçara dos Santos Junior
503-521
pdf (Português (Brasil))
ÁREA DE FIGURAS PLANAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO INCLUSIVO A ALUNOS SURDOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS
Adriele Cabral de Oliveira, Jéssica Alves Quintanilha, Leandro Sopeletto Carreiro, Cristiaine Silva Ribeiro
522-544
pdf (Português (Brasil))
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Estatísticas de acesso
Palabras clave
Enviar un artículo
Enviar un artículo