PASSADO, PRESENTE E FUTURO: REPENSANDO AS MODIFICAÇÕES HISTÓRICAS E CAPITALISTAS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS PELA ETNOMATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.209-234Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar e discutir as reflexões feitas durante a
realização de atividades presenciais com licenciandos indígenas, dentro do componente curricular
“Cultura e Comércio”, ofertado pelo curso de Licenciatura em Educação Intercultural da Universidade
Federal de Goiás, no ano de 2017. Buscamos identificar elementos relacionados ao comércio e ao
capitalismo dentro das comunidades indígenas e relatadas pelos estudantes. Para tanto, lançamos mão
de algumas problematizações importantes para os professores indígenas, em processo formativo, a
saber: como eram realizadas as relações comerciais no passado? Como são realizadas as relações
comerciais hoje? E, como imaginam que as relações comerciais serão realizadas no futuro? Essas
reflexões se pautaram na perspectiva da Etnomatemática que, aplicada à formação inicial do professor
indígena, propicia, no nosso entendimento, a compreensão das diferenças culturais e comerciais em
seu contexto. Será utilizado como metodologia uma abordagem qualitativa e o método da etnografia
de eventos, com enfoque hermenêutico interpretativo. Fundamentaremos as discussões nas concepções
da Etnomatemática e da Interculturalidade, que nos levam a perceber que os conhecimentos indígenas
receberam diversas influências, das mais variadas civilizações, o que acabou acarretando a perda do
patrimônio cultural imaterial. É importante destacar que a abordagem à luz da Etnomatemática aqui
estabelecida foi extremamente válida, pois possibilitou aos indígenas um caminho para o
estabelecimento de debates sobre as práticas comerciais e seus direitos, de forma a tentar fortificar os
valores pertencentes às populações envolvidas no processo formativo.