O QUE DIZEM PROFESSORES POLIVALENTES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA ACERCA DA AVERSÃO À MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.87-111Resumo
O objetivo neste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa que abordou a aversão à
Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um olhar sobre o que dizem, a esse
respeito, professores polivalentes licenciados em Matemática da Rede Municipal de Ensino de Foz do
Iguaçu/PR. Por meio de uma investigação qualitativa, exploratória, pautada em estudos bibliográficos,
documentos e um questionário respondido por vinte professores, sendo os dados analisados com uma
abordagem inspirada na técnica da Análise Textual Discursiva, sobressaiu dela uma temática principal,
denominada como Aversão à Matemática, e três temáticas secundárias, a saber, Matemática é Difícil,
Causas e Enfrentamento. Dentre os resultados obtidos, o principal deles mostrou que esses professores
reconhecem que essa aversão acontece nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que os estudantes,
frequentemente, chegam à escola gostando dessa disciplina, porém, esse gostar inicial vai diminuindo
gradativamente conforme aumentam os níveis de complexidade dos conteúdos da grade curricular e as
exigências do processo de ensino e aprendizagem no avançar dos anos escolares. Portanto, o estudo é
relevante e traz contribuições para um debate sobre a aversão à Matemática e permite reflexões acerca
da prática educativa do professor polivalente, além de estimular a procura por formas alternativas e
diferenciadas para intervir nessa problemática, especialmente nessa etapa da Educação Básica.