PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.368-392Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, com professores envolvidos
em um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma instituição de ensino
superior privada, localizada em Curitiba, Paraná, Brasil. O objetivo desta pesquisa foi obter respostas
sobre as motivações dos professores perante a utilização de objetos de aprendizagem em suas
respectivas práticas pedagógicas. Para tanto, desenvolvemos um embasamento teórico que justificasse
o uso das tecnologias digitais em práticas pedagógicas. A partir disso, definimos critérios para análise,
utilizando a metodologia de Bardin (2016), realizando as etapas, de modo que fosse possível a
interpretação dos dados coletados. Durante a análise, constatamos que a maioria dos participantes
admitiu a importância da utilização dos objetos de aprendizagem nas práticas pedagógicas. Entretanto,
foi possível verificar a existência de percepções sobre a persistência de algumas demandas, como no
caso da ausência de novas propostas metodológicas de aplicação das tecnologias digitais na literatura
atual, assim como a inacessibilidade de determinadas tecnologias digitais para a execução de projetos
com essa temática nas escolas