ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE TEORIA DOS NÚMEROS E CRIPTOGRAFIA: IMPORTÂNCIA DESSAS ÁREAS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.22-43Palavras-chave:
Análise epistemológica., Teoria dos números., Criptografia., Licenciatura em Matemática.Resumo
Esta pesquisa de cunho teórico-qualitativo apresenta os resultados de uma análise
epistemológica de Teoria dos Números e Criptografia e evidencia a importância dos
saberes/conhecimentos dessas áreas nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática e nos
currículos da Escola Básica. A pesquisa surgiu a partir de inquietações referentes à própria prática
docente e, também, de relatos da comunidade científica incentivando um maior número de pesquisas
na área de Educação Matemática em Teoria dos Números e a associação deste saber às aplicações em
Criptografia. Diante deste fato, procuramos responder à seguinte questão de pesquisa: Por que
Criptografia é um contexto significativo em Teoria dos Números para os currículos do curso de
Licenciatura em Matemática? Para responder nossa questão de pesquisa, valemo-nos de alguns
constructos da Teoria Antropológica do Didático e da dimensão epistemológica de um problema
didático. Os resultados das pesquisas realizadas mostram que as respostas a essa questão são de
fundamental importância tanto para o pesquisador em Didática da Matemática, como para o professor
de Matemática.