ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE TEORIA DOS NÚMEROS E CRIPTOGRAFIA: IMPORTÂNCIA DESSAS ÁREAS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Saddo Ag Almouloud
  • Teodora Pinheiro Figueroa
  • Rubens Vilhena Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.22-43

Palabras clave:

Análise epistemológica., Teoria dos números., Criptografia., Licenciatura em Matemática.

Resumen

Esta pesquisa de cunho teórico-qualitativo apresenta os resultados de uma análise

epistemológica de Teoria dos Números e Criptografia e evidencia a importância dos

saberes/conhecimentos dessas áreas nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática e nos

currículos da Escola Básica. A pesquisa surgiu a partir de inquietações referentes à própria prática

docente e, também, de relatos da comunidade científica incentivando um maior número de pesquisas

na área de Educação Matemática em Teoria dos Números e a associação deste saber às aplicações em

Criptografia. Diante deste fato, procuramos responder à seguinte questão de pesquisa: Por que

Criptografia é um contexto significativo em Teoria dos Números para os currículos do curso de

Licenciatura em Matemática? Para responder nossa questão de pesquisa, valemo-nos de alguns

constructos da Teoria Antropológica do Didático e da dimensão epistemológica de um problema

didático. Os resultados das pesquisas realizadas mostram que as respostas a essa questão são de

fundamental importância tanto para o pesquisador em Didática da Matemática, como para o professor

de Matemática.

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Publicado

2021-05-25

Cómo citar

Almouloud, S. A., Figueroa, T. P., & Vilhena Fonseca, R. (2021). ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE TEORIA DOS NÚMEROS E CRIPTOGRAFIA: IMPORTÂNCIA DESSAS ÁREAS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 22–43. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.22-43

Número

Sección

Artigos Científicos