RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: UMA ABORDAGEM HEURÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • José Carlos Thompson da Silva
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.313-350

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre resolução de problemas combinatórios,
ao buscar responder à seguinte questão: Que estratégias heurísticas podem ser discutidas com
estudantes universitários, ao resolver problemas combinatórios? O texto traz argumentos teóricos e
ideias para explorar combinatória no ensino superior com base em estudos documentais de livros e
investigações de natureza qualitativa. Aqui, argumenta-se que é necessário explorar abordagens de
ensino de problemas combinatórios na graduação que possibilitem que universitários desenvolvam e
sistematizem estratégias de resolução de problemas e identifiquem conexões matemáticas e/ou com
outras áreas de conhecimento. O artigo finaliza com argumentos acerca da necessidade de provocar
construções e evocações do pensamento combinatório instrumental e relacional de universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-05-2021

Como Citar

Thompson da Silva, J. C., & Pereira dos Santos-Wagner, V. M. (2021). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: UMA ABORDAGEM HEURÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 313–350. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.313-350

Edição

Seção

Artigos Científicos