PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O IMPACTO DO USO DE AGROTÓXICOS: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO E DO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.112-137Resumo
Com o objetivo de analisar o papel do ensino de Estatística e do contexto nas percepções de
estudantes sobre o impacto do uso dos agrotóxicos, construímos uma sequência de ensino e realizamos uma
pesquisa intervencionista envolvendo estudantes do Ensino Médio público do interior da Bahia, em dois
contextos diferenciados de uso de agrotóxicos. A sequência de ensino foi ancorada nas fases do ciclo
investigativo, no qual os estudantes formularam o problema, responderam a Escala de Percepção de
Impacto do uso de Agrotóxicos (EPIA), antes e depois da intervenção, e com os dados iniciais construíram
tabelas, gráficos e discutiram o problema. Neste artigo aprofundamos nossa análise na construção da escala
e na comparação dos resultados, antes e depois da intervenção, e nos dois contextos, para os quais
utilizamos testes não paramétricos e a análise de regressão. Os resultados mostram que os estudantes que
vivenciam o contexto em que se usa ostensivamente o agrotóxico tendem a se posicionar de forma mais
crítica e que o ensino contextualizado de Estatística aguçou a consciência desses estudantes em um tema
tão importante para a sociedade.