EDUCAÇÃO DE SURDOS: IDEIAS INICIAIS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.351-367Resumo
O presente artigo assume uma abordagem qualitativa e tem como objetivo construir o
estado do conhecimento da produção sobre Educação de Surdos. Trata-se de investigação de caráter
bibliográfico, a partir de pesquisas com os descritores “surdez”, “surdo”, “deficiência auditiva” e
“educação de surdos” no ensino de Matemática, a respeito de trabalhos publicados na Revista
Paranaense em Educação Matemática (RPEM) e Educação Matemática em Revista (EMR), sobre
Educação de Surdos. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa do tipo “Estado do Conhecimento”,
nas edições especiais disponibilizadas online sobre Educação Matemática Inclusiva e verificamos a
existência de oito trabalhos. Por meio desta investigação bibliográfica, buscamos indícios de repostas
para as questões de pesquisa: o que os artigos científicos do campo Educação Matemática Inclusiva
(EMI), publicados em periódicos nacionais, têm discutido sobre a proposição da Educação de Surdos?
Quais são os contextos das pesquisas presentes nessa parcela da produção científica na Educação de
Surdos? Quais os pressupostos teórico-metodológicos da investigação sobre Educação de Surdos?
Quais as origens e autorias dos trabalhos assumidos nas pesquisas? Neste artigo, constatamos que há
poucas investigações realizadas na Educação de Surdos, considerando o mapeamento feito em duas
revistas brasileiras que publicaram edições temáticas indicando a relevância desse tema, e destacamos
que mais pesquisadores deveriam desenvolver trabalhos nesse campo emergencial de estudo.