v. 11 n. 22 (2022): Revista Educação e Linguagem

					Visualizar v. 11 n. 22 (2022): Revista Educação e Linguagem
Publicado: 2022-12-13

Expediente e Sumário

Artigo de fluxo contínuo

  • EMPREENDENDO RECURSOS DIDÁTICOS: UM NOVO OLHAR SOBRE A GINCANA

    Clarice Rosa Machado, Elsbeth Léia Spode Becker, Taís Steffenello Ghisleni
    8-25
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.8-25
  • SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E SUSTENTÁVEL

    Cristiane Daniel Vieira, Josimar de Aparecido Vieira, Ana Sara Castaman
    26-49
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.26-49
  • APROXIMAÇÕES ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO VISUAL: UM ESTUDO SOBRE O FILME GRANDE SERTÃO

    Giovana Scareli, Samia Rafaella Alencar
    50-70
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.50-70
  • O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS DOCUMENTOS LEGAIS A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

    Sabrina Plá Sandini, Larissa Grigoletto de Lima
    71-92
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.71-92
  • ANÁLISE DO DISCURSO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO – OCEM: CURRÍCULO, INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA E ENSINO DE LITERATURA

    Ana Lúcia Pascoal Diniz, Demóstenes Dantas Vieira, Luan Talles de Araújo Brito
    93-114
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.93-114
  • A NARRATIVA INFANTIL E A MEDIAÇÃO DO OUTRO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

    SILVANA DE MEDEIROS DA SILVA, MARIANGELA MOMO
    115-139
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.115-139
  • CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO ESTADO DE SÃO PAULO

    Ícaro Rodrigo Esposito, Renata Maria Moschen Nascente
    140-164
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.140-164
  • NARRATIVA BÍBLICA SOB O OLHAR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

    Dulce Elena Coelho Barros
    165-182
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.165-182
  • Contando histórias com o jogo teatral e a audiodescrição

    Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Jefferson Fernandes Alves
    183-208
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.183-208
  • ATENÇÃO VOLUNTÁRIA AO ESCREVER INDÍCIOS DE UMA PESQUISA INTERVENTIVA COM ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

    Rafael Fonseca de Castro, Magda Floriana Damiani
    209-231
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.209-231
  • GÊNERO E SUBJETIVIDADE EM DISPUTA: SUJEITOS INFANTIS, MÍDIAS DIGITAIS E CONTEMPORANEIDADE

    Daiane de Oliveira, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    232-258
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.232-258
  • O Trabalho no desenvolvimento do psiquismo humano e a música na expressão da subjetividade

    Edgar de Campos Neto, Sandra Aparecida Pires Franco, Bruna Leal Silva
    259-277
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.259-277
  • ONLINE AUTHORSHIP AND TEXT PRODUCTION IN FAN COLLABORATIVE CONTEXT

    Daniella de Jesus Lima, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Andrea Cristina Versuti
    278-301
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301
  • O GIPHY NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O MEME NO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

    Daiane de Souza Santos, Leomara Coelho Damasceno, Marisandra do Nascimento Brito, Geam Karlo-Gomes
    302-322
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.302-322
  • MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

    Luciana dos Santos Almeida, Carlos Alberto da Silva Junior, Rosália M N Prados
    323-336
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.323-336
  • O CINEMA COMO FONTE E AGENTE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

    Juliana de Mello Moraes, César Luiz de Oliveira, Leonardo Brandão
    337-353
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.337-353
  • PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FOLCLORE NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO

    Danielle Viegas Wolff Guterres, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    354-378
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.354-378
  • EDUCAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS PEQUENAS ALGUNS FUNDAMENTOS PARA A APROPRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS NA INTERNET

    Silvia Cordeiro Nassif
    379-402
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.379-402
  • PROPOSTA DE MODELOS EXPERIMENTAIS CONSTRUÍDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMAS DE ASTRONOMIA

    Clóves Gonçalves Rodrigues, Cindy Lisiani Sales Borges
    403-422
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.403-422
  • O LETRAMENTO DIGITAL E AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA

    Lesly Diana Pimentel Yong, Kári Lúcia Forneck
    423-447
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.423-447
  • O ENSINO DE LIBRAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS

    Darlan Roberto dos Santos
    448-463
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.448-463
  • NARRATIVAS DE UM SUJEITO SURDO HOMOSSEXUAL: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

    Fábio Augusto Teixeira Rodrigues, José Anchieta De Oliveira Bentes
    464-483
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.464-483
  • Aumentando as views de Clarice Lispector: intertextualidade, interdiscurso e efeito-leitor em “Sonzers” e “Lispectors”

    Fabio Scorsolini-Comin, Loise Ishikawa Rodrigues, Soraya Maria Romano Pacífico
    484-506
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.484-506
  • PRINCÍPIOS DIDÁTICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

    Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, João Luiz Gasparin, Paula Tamyris Moya
    507-529
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.507-529
  • Os super-heróis como recursos de desenvolvimento humano em ambiente escolar

    Gelson Vanderlei Weschenfelder, Ernani Mugge
    530-545
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.530-545
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS E JOVENS NA PANDEMIA DE COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

    Rosana Maria Barreto-Colichi, Silvana Andrea Molina Lima
    546-568
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.546-568
  • Comandos de produção textual: uma análise reflexiva sobre o processo de escrita como forma de interação

    Karime Torres Bedin, Terezinha da Conceição Costa-H¨übes
    569-591
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.569-591
  • APROPRIAÇÃO DO SISTEMA LINGUÍSTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA

    Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Elsa Midori Shimazaki, Cristina Ferreira Acencio
    592-618
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.592-618

Relatos de Experiência

  • A GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    Gustavo dos Santos Chicuta, Cristiano Lessa de Oliveira
    619-632
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.619-632

Pareceristas