Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la Revista
Cuerpo Editorial
Bases de Indexación
Contacto
Actual
Archivos
Políticas Editoriales
Política de Ciencia Abierta
Política de Proceso Editorial
Política de Evaluación
Política de Ética y Buenas Prácticas
Política de Conflictos de Interés
Política de Investigación con Seres Humanos
Uso de Inteligência Artificial
Política de Verificación de Similitud
Política de Derechos de Autor
Política de Privacidad
Política de Corrección, Retracción y Retiro
Envíos
Directrices para Autores
Fases de la Presentación
Declaraciones, Formularios y Documentos Científicos
Diretrizes para Dossiê
Enviar contribución
Notícias
Buscar
Portal
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 11 Núm. 22 (2022): Revista Educação e Linguagem
Vol. 11 Núm. 22 (2022): Revista Educação e Linguagem
Publicado:
2022-12-13
Expediente e Sumário
Expediente e Sumário
1-7
PDF (Português (Brasil))
Artigo de fluxo contínuo
EMPREENDENDO RECURSOS DIDÁTICOS:
UM NOVO OLHAR SOBRE A GINCANA
Clarice Rosa Machado, Elsbeth Léia Spode Becker, Taís Steffenello Ghisleni
8-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.8-25
SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E SUSTENTÁVEL
Cristiane Daniel Vieira, Josimar de Aparecido Vieira, Ana Sara Castaman
26-49
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.26-49
APROXIMAÇÕES ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO VISUAL:
UM ESTUDO SOBRE O FILME GRANDE SERTÃO
Giovana Scareli, Samia Rafaella Alencar
50-70
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.50-70
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
DOS DOCUMENTOS LEGAIS A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Sabrina Plá Sandini, Larissa Grigoletto de Lima
71-92
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.71-92
ANÁLISE DO DISCURSO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO – OCEM: CURRÍCULO, INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA E ENSINO DE LITERATURA
Ana Lúcia Pascoal Diniz, Demóstenes Dantas Vieira, Luan Talles de Araújo Brito
93-114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.93-114
A NARRATIVA INFANTIL E A MEDIAÇÃO DO OUTRO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SILVANA DE MEDEIROS DA SILVA, MARIANGELA MOMO
115-139
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.115-139
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO ESTADO DE SÃO PAULO
Ícaro Rodrigo Esposito, Renata Maria Moschen Nascente
140-164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.140-164
NARRATIVA BÍBLICA SOB O OLHAR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Dulce Elena Coelho Barros
165-182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.165-182
Contando histórias com o jogo teatral e a audiodescrição
Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Jefferson Fernandes Alves
183-208
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.183-208
ATENÇÃO VOLUNTÁRIA AO ESCREVER
INDÍCIOS DE UMA PESQUISA INTERVENTIVA COM ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Rafael Fonseca de Castro, Magda Floriana Damiani
209-231
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.209-231
GÊNERO E SUBJETIVIDADE EM DISPUTA: SUJEITOS INFANTIS, MÍDIAS DIGITAIS E CONTEMPORANEIDADE
Daiane de Oliveira, Aliandra Cristina Mesomo Lira
232-258
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.232-258
O Trabalho no desenvolvimento do psiquismo humano e a música na expressão da subjetividade
Edgar de Campos Neto, Sandra Aparecida Pires Franco, Bruna Leal Silva
259-277
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.259-277
ONLINE AUTHORSHIP AND TEXT PRODUCTION IN FAN COLLABORATIVE CONTEXT
Daniella de Jesus Lima, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Andrea Cristina Versuti
278-301
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301
O GIPHY NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O MEME NO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
Daiane de Souza Santos, Leomara Coelho Damasceno, Marisandra do Nascimento Brito, Geam Karlo-Gomes
302-322
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.302-322
MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA:
UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Luciana dos Santos Almeida, Carlos Alberto da Silva Junior, Rosália M N Prados
323-336
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.323-336
O CINEMA COMO FONTE E AGENTE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
APONTAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Juliana de Mello Moraes, César Luiz de Oliveira, Leonardo Brandão
337-353
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.337-353
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FOLCLORE NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO
Danielle Viegas Wolff Guterres, Cristina Rolim Wolffenbüttel
354-378
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.354-378
EDUCAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS PEQUENAS
ALGUNS FUNDAMENTOS PARA A APROPRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS NA INTERNET
Silvia Cordeiro Nassif
379-402
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.379-402
PROPOSTA DE MODELOS EXPERIMENTAIS CONSTRUÍDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMAS DE ASTRONOMIA
Clóves Gonçalves Rodrigues, Cindy Lisiani Sales Borges
403-422
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.403-422
O LETRAMENTO DIGITAL E AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA
Lesly Diana Pimentel Yong, Kári Lúcia Forneck
423-447
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.423-447
O ENSINO DE LIBRAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
Darlan Roberto dos Santos
448-463
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.448-463
NARRATIVAS DE UM SUJEITO SURDO HOMOSSEXUAL:
UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Fábio Augusto Teixeira Rodrigues, José Anchieta De Oliveira Bentes
464-483
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.464-483
Aumentando as views de Clarice Lispector: intertextualidade, interdiscurso e efeito-leitor em “Sonzers” e “Lispectors”
Fabio Scorsolini-Comin, Loise Ishikawa Rodrigues, Soraya Maria Romano Pacífico
484-506
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.484-506
PRINCÍPIOS DIDÁTICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO:
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, João Luiz Gasparin, Paula Tamyris Moya
507-529
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.507-529
Os super-heróis como recursos de desenvolvimento humano em ambiente escolar
Gelson Vanderlei Weschenfelder, Ernani Mugge
530-545
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.530-545
Educación inclusiva de niños y jóvenes en la pandemia de COVID-19: revisión integradora
Rosana Maria Barreto-Colichi, Silvana Andrea Molina Lima
546-568
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.546-568
Comandos de produção textual:
uma análise reflexiva sobre o processo de escrita como forma de interação
Karime Torres Bedin, Terezinha da Conceição Costa-H¨übes
569-591
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.569-591
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA LINGUÍSTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS:
UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA
Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Elsa Midori Shimazaki, Cristina Ferreira Acencio
592-618
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.592-618
Relatos de Experiência
A GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Gustavo dos Santos Chicuta, Cristiano Lessa de Oliveira
619-632
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.619-632
Pareceristas
PARECERISTAS 2022
633-636
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Número actual
Desarrollado por
Open Journal Systems
Palabras clave
Navegar