ANÁLISE DO DISCURSO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO – OCEM: CURRÍCULO, INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA E ENSINO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.93-114Palabras clave:
Análise do Discurso. OCEM. Aparelho Ideológico do Estado Escolar – AIEE. Currículo. Ensino de Literatura.Resumen
Com base na Análise do Discurso de linha pecheutiana, este trabalho propõe uma reflexão sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM, mais especificamente, sobre a abordagem dada ao ensino de literatura. Parte de uma aproximação teórico-epistemológica entre as teorias do currículo e a concepção de Aparelho Ideológico do Estado Escolar – AIEE proposto por Althusser (1990). Os resultados apontam para uma formação discursiva em que se materializa a distinção social entre literatura erudita e literatura popular. As materialidades discursivas analisadas revelam traços de um discurso colonizador em que as preferências culturais do aluno, a literatura de massa e as manifestações populares são, até certo ponto, estigmatizadas sob a égide do “rigor” dado à literatura clássica, modelo que determina o que deve ou não ser trabalhado em sala de aula. A análise realizada aponta para a necessidade de problematização dos documentos oficiais acerca do ensino de literatura que, sob a interpelação do Aparelho Ideológico do Estado Escolar – AIEE, (re)produz o discurso colonizador que separa o gosto douto do gosto popular, a literatura clássica da literatura marginal, supostamente, inferior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
