Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Indexadores
Contato
Atual
Arquivos
Políticas Editoriais
Ciência Aberta
Política de Processo Editorial
Avaliação
Ética e Boas Práticas
Conflito de Interesses
Pesquisas envolvendo Seres Humanos
Uso de Inteligência Artificial
Verificação de Similaridade
Direito Autoral
Privacidade
Correção, Retratação e Retirada
Submissões
Diretrizes para Autores
Etapas da Submissão
Declarações, Formulários e Documentos Científicos
Diretrizes para Dossiê
Enviar Submissão
Notícias
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 22 (2022): Revista Educação e Linguagem
v. 11 n. 22 (2022): Revista Educação e Linguagem
Publicado:
2022-12-13
Expediente e Sumário
Expediente e Sumário
1-7
PDF
Artigo de fluxo contínuo
EMPREENDENDO RECURSOS DIDÁTICOS:
UM NOVO OLHAR SOBRE A GINCANA
Clarice Rosa Machado, Elsbeth Léia Spode Becker, Taís Steffenello Ghisleni
8-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.8-25
SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E SUSTENTÁVEL
Cristiane Daniel Vieira, Josimar de Aparecido Vieira, Ana Sara Castaman
26-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.26-49
APROXIMAÇÕES ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO VISUAL:
UM ESTUDO SOBRE O FILME GRANDE SERTÃO
Giovana Scareli, Samia Rafaella Alencar
50-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.50-70
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
DOS DOCUMENTOS LEGAIS A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Sabrina Plá Sandini, Larissa Grigoletto de Lima
71-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.71-92
ANÁLISE DO DISCURSO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO – OCEM: CURRÍCULO, INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA E ENSINO DE LITERATURA
Ana Lúcia Pascoal Diniz, Demóstenes Dantas Vieira, Luan Talles de Araújo Brito
93-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.93-114
A NARRATIVA INFANTIL E A MEDIAÇÃO DO OUTRO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SILVANA DE MEDEIROS DA SILVA, MARIANGELA MOMO
115-139
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.115-139
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO ESTADO DE SÃO PAULO
Ícaro Rodrigo Esposito, Renata Maria Moschen Nascente
140-164
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.140-164
NARRATIVA BÍBLICA SOB O OLHAR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Dulce Elena Coelho Barros
165-182
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.165-182
Contando histórias com o jogo teatral e a audiodescrição
Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Jefferson Fernandes Alves
183-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.183-208
ATENÇÃO VOLUNTÁRIA AO ESCREVER
INDÍCIOS DE UMA PESQUISA INTERVENTIVA COM ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Rafael Fonseca de Castro, Magda Floriana Damiani
209-231
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.209-231
GÊNERO E SUBJETIVIDADE EM DISPUTA: SUJEITOS INFANTIS, MÍDIAS DIGITAIS E CONTEMPORANEIDADE
Daiane de Oliveira, Aliandra Cristina Mesomo Lira
232-258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.232-258
O Trabalho no desenvolvimento do psiquismo humano e a música na expressão da subjetividade
Edgar de Campos Neto, Sandra Aparecida Pires Franco, Bruna Leal Silva
259-277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.259-277
ONLINE AUTHORSHIP AND TEXT PRODUCTION IN FAN COLLABORATIVE CONTEXT
Daniella de Jesus Lima, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Andrea Cristina Versuti
278-301
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301
O GIPHY NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O MEME NO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
Daiane de Souza Santos, Leomara Coelho Damasceno, Marisandra do Nascimento Brito, Geam Karlo-Gomes
302-322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.302-322
MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA:
UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Luciana dos Santos Almeida, Carlos Alberto da Silva Junior, Rosália M N Prados
323-336
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.323-336
O CINEMA COMO FONTE E AGENTE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
APONTAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Juliana de Mello Moraes, César Luiz de Oliveira, Leonardo Brandão
337-353
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.337-353
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FOLCLORE NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO
Danielle Viegas Wolff Guterres, Cristina Rolim Wolffenbüttel
354-378
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.354-378
EDUCAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS PEQUENAS
ALGUNS FUNDAMENTOS PARA A APROPRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS NA INTERNET
Silvia Cordeiro Nassif
379-402
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.379-402
PROPOSTA DE MODELOS EXPERIMENTAIS CONSTRUÍDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMAS DE ASTRONOMIA
Clóves Gonçalves Rodrigues, Cindy Lisiani Sales Borges
403-422
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.403-422
O LETRAMENTO DIGITAL E AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA
Lesly Diana Pimentel Yong, Kári Lúcia Forneck
423-447
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.423-447
O ENSINO DE LIBRAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
Darlan Roberto dos Santos
448-463
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.448-463
NARRATIVAS DE UM SUJEITO SURDO HOMOSSEXUAL:
UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Fábio Augusto Teixeira Rodrigues, José Anchieta De Oliveira Bentes
464-483
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.464-483
Aumentando as views de Clarice Lispector: intertextualidade, interdiscurso e efeito-leitor em “Sonzers” e “Lispectors”
Fabio Scorsolini-Comin, Loise Ishikawa Rodrigues, Soraya Maria Romano Pacífico
484-506
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.484-506
PRINCÍPIOS DIDÁTICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO:
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, João Luiz Gasparin, Paula Tamyris Moya
507-529
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.507-529
Os super-heróis como recursos de desenvolvimento humano em ambiente escolar
Gelson Vanderlei Weschenfelder, Ernani Mugge
530-545
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.530-545
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS E JOVENS NA PANDEMIA DE COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA
Rosana Maria Barreto-Colichi, Silvana Andrea Molina Lima
546-568
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.546-568
Comandos de produção textual:
uma análise reflexiva sobre o processo de escrita como forma de interação
Karime Torres Bedin, Terezinha da Conceição Costa-H¨übes
569-591
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.569-591
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA LINGUÍSTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS:
UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA
Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Elsa Midori Shimazaki, Cristina Ferreira Acencio
592-618
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.592-618
Relatos de Experiência
A GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Gustavo dos Santos Chicuta, Cristiano Lessa de Oliveira
619-632
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.619-632
Pareceristas
PARECERISTAS 2022
633-636
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Edição Atual
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Palavras-chave
Navegar