TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTOS E JOGOS AMADORES COLABORATIVOS: UMA JORNADA EM HOGWARTS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.111-134

Palabras clave:

Dialogismo, Jogos digitais, Letramentos, Tecnologias digitais

Resumen

Neste artigo, apresenta-se a criação e o desenvolvimento de um jogo digital amador e colaborativo que utiliza o WhatsApp como plataforma de base para partidas e como contexto interativo-comunicativo para os jogadores. Operando a partir de ideias advindas do círculo bakhtiniano acerca da subjetividade e do ato responsivo/responsável, e adotando os estudos dos Letramentos, busca-se ampliar a compreensão de uma prática social em que uma comunidade de fãs se empenha em réplica ativa à narrativa da saga literária Harry Potter. A análise de alguns dos dados, apresentados neste recorte de pesquisa, também destaca a transposição de práticas letradas do universo educacional para a esfera do entretenimento em ambiente digital, como decorrência do engajamento de jovens apreciadores que constroem e participam de partidas do jogo Hogwarts Games e que, assim, inter-relacionam culturas juvenis e escolares.

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Publicado

2023-06-28

Cómo citar

IGNÁCIO, Bruna Eduarda; AZZARI, Eliane Fernandes. TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTOS E JOGOS AMADORES COLABORATIVOS: UMA JORNADA EM HOGWARTS. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 111–134, 2023. DOI: 10.33871/22386084.2023.12.23.111-134. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6835. Acesso em: 15 dic. 2025.