A Prática docente e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica: uma revisão literária

Autores

  • Barbara Couto Gomes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Everson Manjinski Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-8427-5129
  • Lucelia Mateus Lima Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8339

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Prática Docente, Inclusão, Aprendizagem

Resumo

O propósito deste artigo é promover uma análise aprofundada da prática de ensino e da aprendizagem de crianças que enfrentam o desafio do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na educação básica. A abordagem adotada neste estudo se baseia em uma pesquisa exaustiva e revisão crítica da literatura existente, envolvendo obras e autores que discutem e exploram essa temática de grande relevância. Os resultados desta investigação evidenciam que os educadores desempenham um papel fundamental no processo de aprendizado dos alunos com TEA. Além disso, aplicam práticas pedagógicas que se mostram essenciais para o desenvolvimento das habilidades, competências e conhecimentos necessários para o progresso educacional desses alunos. Os resultados obtidos também ressaltam que, assim como seus colegas de classe, os alunos com TEA têm modos e ritmos de aprendizagem distintos. A educação inclusiva deve ser pautada na compreensão das diferenças individuais e na adaptação das estratégias pedagógicas para atender a essas necessidades específicas. A pesquisa confirma que a prática docente desempenha um papel insubstituível no processo de aprendizado de alunos com TEA. Ela é a chave para o sucesso na inclusão escolar e no desenvolvimento educacional desses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Couto Gomes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Educação Infantil, no Município de Araucária- Pr. Graduada em Pedagogia ( Alfamérica) 2017 e Gestão do Meio Ambiente ( UNESA)2013. Especialista em Educação Inclusiva (Universidade Futura) 2019 e especialista em Educação Infantil ( FAVENI) 2022. Mestranda em Educação Inclusiva. PROFEI/UEPG 2023.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira

Lucelia Mateus Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Piauí (2010), Graduação em Artes Visuais - Universidade Federal do Piauí(2015). Especialista em Educação Especial - Universidade Federal do Ceará, Docência do ensino Superior, Língua Brasileira de Sinais e Atendimento Educacional Especializado.Professora no INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU, onde foi professora de Língua Brasileira de Sinais e outras disciplinas pedagógicas por mais de seis anos. Professora Substituta da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - PI entre 2012 a 2016. Ministrou o módulo I do "CURSO DE EXTENSÃO EM LIBRAS - PROJETO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS"( Edital PREX n 014/2016) na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS Dr. JOSEFINA DEMES. De 2015 a 2019.1 esteve frente a coordenação Pedagógica do Centro de Atendimento Educacional Especializado "Filomena Guimarães Soares - APAE/FLORIANO-PIAUÍ e foi professora do Curso Básico LIBRAS, ofertado pela APAE-FLORIANO/PIAUÍ. Na Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF foi professora horista, onde ministrou LIBRAS e Filosofia. Tem experiência na área de Educação de Surdos e no Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência. TUTORA DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - UFPI. Interprete de LIBRAS na rede municipal de Floriano 2019.1 e atuou como intérprete de LIBRAS na rede estadual em Barão de Grajaú- MA de 2019 a 2021. Coordenadora pedagógica no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Profa. "Socorro Mendes" Floriano-PI entre 2019 a 2022. Coordenadora da Educação Inclusiva no município de Floriano-PI nos de 2020-2022. Atualmente exerce a função de professora da sala de recursos da APAE de Floriano-PI.

Downloads

Publicado

2024-09-03