Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista InCantare é uma publicação em fluxo contínuo vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Câmpus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná.
Criada em 2010 sob o nome NEPIM, a revista passou a se chamar InCantare em 2012. De caráter interdisciplinar, dedica-se à publicação de trabalhos originais e inéditos, incluindo artigos científicos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, cartas ao editor e memoriais descritivos.
Seu escopo contempla pesquisas que contribuam para os campos da Musicoterapia, Música, Educação, Saúde e áreas afins. As submissões podem ocorrer em duas modalidades: chamadas temáticas (dossiês) e chamadas anuais de fluxo contínuo, incentivando assim o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores de diversas instituições de ensino, sejam elas brasileiras ou estrangeiras.
Atualmente, a revista está indexada nas bases Diadorim, Google Scholar, Latindex, LivrRe, Miguilim, Sumários.org, Portal de Periódicos da Capes e Portal de Periódicos Unespar.
Todos os trabalhos submetidos passam por avaliação cega por pares (double-blind peer review), realizada por dois pareceristas ad hoc, além da revisão editorial final pelos editores da revista. O tempo médio de avaliação e publicação gira em torno de 90 dias.
A Revista InCantare está disponível na versão on-line, ISSN 2317-417X.
A Revista InCantare recebe artigos exclusivamente por meio de cadastro do autor no portal de periódicos da UNESPAR.
Processo de Avaliação pelos Pares
O nome dos autores e avaliadores será mantido em sigilo. As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mínimo dois avaliadores mais a revisão dos editores. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. Os pareceres serão enviados aos autores para a ciência do resultado do processo e, quando for o caso, para que faça as modificações solicitadas e reapresente o trabalho.
Política de Acesso Livre
A Revista InCantare é um periódico científico de acesso aberto e permite acesso gratuito imediato às suas publicações, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos dois artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem a necessidade de obter autorização prévia do editor ou autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai10/portuguese-brazilian-translation/
Licenças e Direitos Autorais
O copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para aRevista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/pós-print) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista, exceto quando indicado, está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Unported License 
Essa licença permite o compartilhamento e a reutilização do trabalho, desde que a obra original seja corretamente citada, com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista InCantare.
Cobrança de Taxas
A RevistaInCantare integra uma instituição pública e sem fins lucrativos. Não cobra taxas de submissão nem de processamento de artigos (APC). Todo o conteúdo é de acesso aberto (Open Access) e disponibilizado gratuitamente, sem custo para autores, leitores ou instituições.
Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, criar links para os textos completos ou utilizá-los para qualquer finalidade lícita, sem necessidade de autorização prévia do editor ou dos autores.
Essa política está em conformidade com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative BOAI: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai10/portuguese-brazilian-translation/
Preservação Digital
A Revista InCantare publica seu conteúdo em servidor da UNESPAR. O site principal de acesso é http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/index (URL curta: http://incantare.unespar.edu.br/). Uma vez publicados, todos os trabalhos são salvos no formato PDF/A para garantir a preservação e o arquivamento a longo prazo de documentos eletrônicos. Além disso, após a publicação, todos os artigos são distribuídos aos nossos bancos de dados parceiros para garantir melhor visibilidade e longevidade.
Plágio, Autoplágio, Ética de Publicação e Política de Retratação
A Revista InCantare considera plágio, autoplágio, reciclagem de textos, fabricação ou falsificação de dados e imagens como más condutas graves. Também é considerado plágio o uso de ideias de terceiros sem o devido reconhecimento e referência.
Os Editores adotam como referência os critérios da COPE, conforme o documento “Text recycling guidelines for editors” (https://cope.onl/guidelines-text). O processo de avaliação é rigoroso na identificação dessas práticas. Em caso de dúvida, os Editores-chefes poderão solicitar aos autores dados comprobatórios da metodologia, dos resultados e outros esclarecimentos necessários.
Se for detectado plágio ou qualquer outra má conduta, o manuscrito será recusado. Havendo contestação da decisão, poderá ser constituído um comitê formado por membros do Conselho Editorial e/ou avaliadores externos. Em caso de comprovação de má conduta, a Revista InCantare reserva-se o direito de informar as instituições de afiliação dos autores e/ou as agências de fomento envolvidas.
Se um artigo já publicado for alvo de alegação de má conduta, a Revista InCantare conduzirá investigação e, se confirmada, publicará retratação, mantendo o artigo indexado como “retratado”.
Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade
No recebimento do manuscrito é realizado um check-list pela equipe editorial para validação global do artigo. Os avaliadores também são estimulados a realizar suas próprias verificações durante a avaliação. Em casos de suspeição de similaridade, plágio e autoplágio, a Revista InCantare utiliza o software detector de plágio CopySpider©, com o seguinte critério: manuscritos com até 15% de similaridade serão aceitos automaticamente desde que não configurem plágio; manuscritos com 15-25% de similaridade estarão sujeitos a análise posterior pelos Editores, bem como pelo Conselho Consultivo.
Questões de Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade
A equipe editorial da Revista InCantare, e os autores que publicam na revista, devem observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER – https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/sager-guidelines/). Essas diretrizes SAGER apresentam um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.
Declaração de Financiamento
Em casos de financiamento, os autores de manuscritos aprovados, se comprometem a incluir as fontes de apoio para o trabalho, os nomes de patrocinadores, número de contrato, juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.
Ferramentas de Identificação Acadêmica, Gestão de Direitos e Registro de Publicações







