Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista InCantare é uma publicação em fluxo contínuo vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Câmpus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná.
Criada em 2010 sob o nome NEPIM, a revista passou a se chamar InCantare em 2012. De caráter interdisciplinar, dedica-se à publicação de trabalhos originais e inéditos, incluindo artigos científicos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, cartas ao editor e memoriais descritivos.
Seu escopo contempla pesquisas que contribuam para os campos da Musicoterapia, Música, Educação, Saúde e áreas afins. As submissões podem ocorrer em duas modalidades: chamadas temáticas (dossiês) e chamadas anuais de fluxo contínuo, incentivando assim o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores de diversas instituições de ensino, sejam elas brasileiras ou estrangeiras.
Atualmente, a revista está indexada nas bases Sumários.org (nacional), Latindex (América Latina) e Copernicus (internacional).
Todos os trabalhos submetidos passam por avaliação cega por pares (double-blind peer review), realizada por dois pareceristas ad hoc, além da revisão editorial final pelos editores da revista. O tempo médio de avaliação e publicação gira em torno de 90 dias.
A Revista InCantare está disponível na versão on-line, ISSN 2317-417X.
A Revista InCantare recebe artigos exclusivamente por meio de cadastro do autor no portal de periódicos da UNESPAR.
Processo de Avaliação pelos Pares
O nome dos autores e avaliadores será mantido em sigilo. As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mínimo dois avaliadores mais a revisão dos editores. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. Os pareceres serão enviados aos autores para a ciência do resultado do processo e, quando for o caso, para que faça as modificações solicitadas e reapresente o trabalho.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A Revista InCantare é uma publicação de fluxo contínuo do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná câmpus Curitiba II, (UNESPAR)/ Faculdade de Artes do Paraná. A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM e no ano de 2012 foi renomeada para InCantare. Possui caráter interdisciplinar e dedica-se à publicação de artigos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que tragam contribuições para o campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mínimo dois relatores mais a revisão dos editores.