Teaching practice and the learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in elementary education: a literature review

Authors

  • Barbara Couto Gomes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Everson Manjinski Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-8427-5129
  • Lucelia Mateus Lima Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8339

Keywords:

Autism Spectrum Disorder. Teaching Practice. Inclusion. Learning.

Abstract

The purpose of this article is to promote an in-depth analysis of teaching practice and the learning of children who face the challenge of Autism Spectrum Disorder (ASD) in elementary education. The approach adopted in this study is based on extensive research and a critical review of the existing literature, encompassing works and authors that discuss and explore this highly relevant topic. The results of this investigation highlight that educators play a fundamental role in the learning process of students with ASD. Additionally, they implement pedagogical practices that are essential for the development of the skills, competencies, and knowledge required for the educational progress of these students. The findings also emphasize that, like their peers, students with ASD have distinct modes and rhythms of learning. Inclusive education should be guided by an understanding of individual differences and the adaptation of pedagogical strategies to address these specific needs. The research confirms that teaching practice plays an irreplaceable role in the learning process of students with ASD. It is the key to success in their school inclusion and educational development.

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Author Biographies

Barbara Couto Gomes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Educação Infantil, no Município de Araucária- Pr. Graduada em Pedagogia ( Alfamérica) 2017 e Gestão do Meio Ambiente ( UNESA)2013. Especialista em Educação Inclusiva (Universidade Futura) 2019 e especialista em Educação Infantil ( FAVENI) 2022. Mestranda em Educação Inclusiva. PROFEI/UEPG 2023.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira

Lucelia Mateus Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Piauí (2010), Graduação em Artes Visuais - Universidade Federal do Piauí(2015). Especialista em Educação Especial - Universidade Federal do Ceará, Docência do ensino Superior, Língua Brasileira de Sinais e Atendimento Educacional Especializado.Professora no INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU, onde foi professora de Língua Brasileira de Sinais e outras disciplinas pedagógicas por mais de seis anos. Professora Substituta da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - PI entre 2012 a 2016. Ministrou o módulo I do "CURSO DE EXTENSÃO EM LIBRAS - PROJETO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS"( Edital PREX n 014/2016) na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS Dr. JOSEFINA DEMES. De 2015 a 2019.1 esteve frente a coordenação Pedagógica do Centro de Atendimento Educacional Especializado "Filomena Guimarães Soares - APAE/FLORIANO-PIAUÍ e foi professora do Curso Básico LIBRAS, ofertado pela APAE-FLORIANO/PIAUÍ. Na Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF foi professora horista, onde ministrou LIBRAS e Filosofia. Tem experiência na área de Educação de Surdos e no Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência. TUTORA DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - UFPI. Interprete de LIBRAS na rede municipal de Floriano 2019.1 e atuou como intérprete de LIBRAS na rede estadual em Barão de Grajaú- MA de 2019 a 2021. Coordenadora pedagógica no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Profa. "Socorro Mendes" Floriano-PI entre 2019 a 2022. Coordenadora da Educação Inclusiva no município de Floriano-PI nos de 2020-2022. Atualmente exerce a função de professora da sala de recursos da APAE de Floriano-PI.

Published

2024-09-03