Vortex Temporum de Gérard Grisey sob a ótica do regente
Visualizações: 231DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8247Palavras-chave:
Grisey;, Vortex Temporum, Regência;, Performance da música século XXResumo
O presente trabalho nasce a partir da experiência docente e performativa dos autores, e suas linhas tentam trazer à luz as particularidades técnico-performativas da regência de Vortex Temporum de Gérard Grisey. Seguimos na contramão do pensamento comum, e estruturamos o percurso descritivo sob a óptica de Norman Del Mar para sugerir a construção performativa da obra. Em diálogo com essa perspectiva, propomos um modelo conceitual de edificação interpretativa embasada por cinco elos: contextualização, exploração emocional desse contexto, coativação, devir e posicionamento autocrítico. Por fim, complementando o método expositivo-dialogado, trazemos a voz dos instrumentistas que apontam o desvencilhar técnico no discurso dos instrumentos que compõem a composição.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Amandy. Entrevista concedida a André Oliveira por e-mail em 01 mai. 2023. Natal-RN.
BARRAUD, Henry. Para compreender as músicas de hoje. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1999.
BERLIOZ, Hector. Grand Traité d'Instrumentation et d'Orchestration Modernes. Paris: Schonenberg, 1843.
BOULEZ, Pierre. A Música Hoje. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BRACERAS, Juan María. Entrevista concedida a André Oliveira por ligação telefônica em 09 jun. 2023.
BUNDLER, David. Interview with Gérard Grisey. Twentieth Century Music, v.1, Março 1996.
CESETTI, Durval. Entrevista concedida a André Oliveira por WhatsApp em 06 maio 2023.
CORREIA, Jorge Salgado. Investigating Musical Performances as Embodied Socio Emotional Meaning Construction: Finding an Effective Methodology for Interpretation. 2002. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Sheffield, Inglaterra, 2002.
_____. Utopia E Música. E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, n. 04, 2005.
CHERNIAVSKY, D. Casals´s Teaching of the Cello. Musical Times, Londres, 1952. DOI: https://doi.org/10.2307/934445
Da SILVA, Edyelwys. Entrevista concedida a André Oliveira por e-mail em 10 jun. 2023.
DEL MAR, Norman. Conducting Beethoven: The Symphonies Vol. 1. Oxford: Oxford University Press, 1992.
_____. Conducting Brahms. Oxford: Clarendon Press, 1993.
DICK, Robert. The Other Flute: A Performance Manual of Contemporary Techniques. Lauren Keiser Music Publishing, 1989.
FERRAZ, Sílvio. Entrevista concedida a André Oliveira por WhatsApp em 25 maio 2023.
GRISEY, Gérard. Vortex Temporum I, II, III pour piano et cinq instruments. [Partitura]. Paris: Editions Ricordi, 1995.
______. Tempus ex Machina: A compositor's reflections on musical time. Contemporary Music Review, 2, 239-275. Harwood Academic Publishers, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/07494468708567060
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva - Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 2004.
LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. São Paulo: Annablume, 2007.
LIMA, Sonia Regina Albano de. “Música e memória emotiva”. In: Lima, Sonia Regina Albano de. (Org). Memória, performance e aprendizado musical: um processo interligado. São Paulo: Paco Editorial. 2013.
LIMA, Erickinson Bezerra de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz. “A subjetividade versus objetividade interpretativa à luz da obra l’histoire du soldat de Igor Stravinsky”. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013.
_____. OLIVEIRA, André Luiz Muniz; SOUZA, David; ALMEIDA, Victor. “Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência”. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0208, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0208
MACÉ, Pierre-Yves. “Gérard Grisey: Vortex Temporum”. Disponível em: https://www.ensembleintercontemporain.com/fr/2015/12/gerard-grisey-vortex-temporum/. Acesso em: 25 jun. 2023.
MEYER, Jürgen. Acoustics and the Performance of Music: Manual for Acousticians, Audio Engineers, Musicians, Architects and Musical Instrument Makers. 5th ed. 2009 Edition. Tradução de Uwe Hansen. Springer.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PRESGRAVE, Fábio. Entrevista concedida a André Oliveira por ligação telefônica em 07 jul. 2023. Natal-RN.
REHFELDT, Phillip. New directions for clarinet. Scarecrow Press, USA, 2003.
RIBEIRO, Felipe de Almeida A. “Investigando Procedimentos Poéticos e Estruturais em “Prologue” de Gérard Grisey”. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 2, 2014, p. 165-179.
VERMEIL, Jean. Conversations with Boulez thoughts on conducting. Amadeus Press, Portland, Oregon, 1989.
VOSS, Emerson. Thoughts on Temporal Perception’s Relativity in Grisey’s Vortex Temporum and Voss’s Perspectives. Dissertação (Mestrado em Música) - East Carolina University. Greenville, Carolina do Norte, Estados Unidos, 2017.
WANG, Ching-Yi. Spectral Music and Gérard Grisey’s Vortex Temporum I and II. Tese (doutorado em música) - University of California. California, Estados Unidos, 2012.
WEISBERG, Arthur. Performing twentieth-century music: a handbook for conductors and instrumentalists. New Haven: Yale University Press, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Muniz, Erickinson Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.