Vortex Temporum de Gérard Grisey sob a ótica do regente
Visualizações: 248DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8247Palabras clave:
Grisey;, Vortex Temporum, Regência;, Performance da música século XXResumen
O presente trabalho nasce a partir da experiência docente e performativa dos autores, e suas linhas tentam trazer à luz as particularidades técnico-performativas da regência de Vortex Temporum de Gérard Grisey. Seguimos na contramão do pensamento comum, e estruturamos o percurso descritivo sob a óptica de Norman Del Mar para sugerir a construção performativa da obra. Em diálogo com essa perspectiva, propomos um modelo conceitual de edificação interpretativa embasada por cinco elos: contextualização, exploração emocional desse contexto, coativação, devir e posicionamento autocrítico. Por fim, complementando o método expositivo-dialogado, trazemos a voz dos instrumentistas que apontam o desvencilhar técnico no discurso dos instrumentos que compõem a composição.
Descargas
Citas
BANDEIRA, Amandy. Entrevista concedida a André Oliveira por e-mail em 01 mai. 2023. Natal-RN.
BARRAUD, Henry. Para compreender as músicas de hoje. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1999.
BERLIOZ, Hector. Grand Traité d'Instrumentation et d'Orchestration Modernes. Paris: Schonenberg, 1843.
BOULEZ, Pierre. A Música Hoje. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BRACERAS, Juan María. Entrevista concedida a André Oliveira por ligação telefônica em 09 jun. 2023.
BUNDLER, David. Interview with Gérard Grisey. Twentieth Century Music, v.1, Março 1996.
CESETTI, Durval. Entrevista concedida a André Oliveira por WhatsApp em 06 maio 2023.
CORREIA, Jorge Salgado. Investigating Musical Performances as Embodied Socio Emotional Meaning Construction: Finding an Effective Methodology for Interpretation. 2002. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Sheffield, Inglaterra, 2002.
_____. Utopia E Música. E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, n. 04, 2005.
CHERNIAVSKY, D. Casals´s Teaching of the Cello. Musical Times, Londres, 1952. DOI: https://doi.org/10.2307/934445
Da SILVA, Edyelwys. Entrevista concedida a André Oliveira por e-mail em 10 jun. 2023.
DEL MAR, Norman. Conducting Beethoven: The Symphonies Vol. 1. Oxford: Oxford University Press, 1992.
_____. Conducting Brahms. Oxford: Clarendon Press, 1993.
DICK, Robert. The Other Flute: A Performance Manual of Contemporary Techniques. Lauren Keiser Music Publishing, 1989.
FERRAZ, Sílvio. Entrevista concedida a André Oliveira por WhatsApp em 25 maio 2023.
GRISEY, Gérard. Vortex Temporum I, II, III pour piano et cinq instruments. [Partitura]. Paris: Editions Ricordi, 1995.
______. Tempus ex Machina: A compositor's reflections on musical time. Contemporary Music Review, 2, 239-275. Harwood Academic Publishers, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/07494468708567060
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva - Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 2004.
LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. São Paulo: Annablume, 2007.
LIMA, Sonia Regina Albano de. “Música e memória emotiva”. In: Lima, Sonia Regina Albano de. (Org). Memória, performance e aprendizado musical: um processo interligado. São Paulo: Paco Editorial. 2013.
LIMA, Erickinson Bezerra de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz. “A subjetividade versus objetividade interpretativa à luz da obra l’histoire du soldat de Igor Stravinsky”. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013.
_____. OLIVEIRA, André Luiz Muniz; SOUZA, David; ALMEIDA, Victor. “Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência”. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0208, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0208
MACÉ, Pierre-Yves. “Gérard Grisey: Vortex Temporum”. Disponível em: https://www.ensembleintercontemporain.com/fr/2015/12/gerard-grisey-vortex-temporum/. Acesso em: 25 jun. 2023.
MEYER, Jürgen. Acoustics and the Performance of Music: Manual for Acousticians, Audio Engineers, Musicians, Architects and Musical Instrument Makers. 5th ed. 2009 Edition. Tradução de Uwe Hansen. Springer.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PRESGRAVE, Fábio. Entrevista concedida a André Oliveira por ligação telefônica em 07 jul. 2023. Natal-RN.
REHFELDT, Phillip. New directions for clarinet. Scarecrow Press, USA, 2003.
RIBEIRO, Felipe de Almeida A. “Investigando Procedimentos Poéticos e Estruturais em “Prologue” de Gérard Grisey”. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 2, 2014, p. 165-179.
VERMEIL, Jean. Conversations with Boulez thoughts on conducting. Amadeus Press, Portland, Oregon, 1989.
VOSS, Emerson. Thoughts on Temporal Perception’s Relativity in Grisey’s Vortex Temporum and Voss’s Perspectives. Dissertação (Mestrado em Música) - East Carolina University. Greenville, Carolina do Norte, Estados Unidos, 2017.
WANG, Ching-Yi. Spectral Music and Gérard Grisey’s Vortex Temporum I and II. Tese (doutorado em música) - University of California. California, Estados Unidos, 2012.
WEISBERG, Arthur. Performing twentieth-century music: a handbook for conductors and instrumentalists. New Haven: Yale University Press, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 André Muniz, Erickinson Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.