O ENSINO DE LIBRAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.448-463Keywords:
Libras. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problemas.Abstract
A pesquisa refere-se ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cursos de graduação. O estudo teve, como questão central, a abordagem de ferramentas pedagógicas aplicadas no processo de ensino-aprendizagem de Libras, visando ao maior domínio da língua, por parte dos discentes. Nesse sentido, foram exploradas duas metodologias ativas: a Sala de Aula Invertida (SAI) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Além disso, o trabalho trouxe breve contextualização do ensino de Libras nos cursos de graduação, mediante a legislação vigente no Brasil e no âmbito das instituições de educação superior. A pesquisa, de natureza básica, exploratória e de cunho bibliográfico, permitiu melhor entendimento acerca das metodologias ativas e da abordagem comunicativa, aplicadas no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que os recursos pedagógicos abordados podem ser eficazes na otimização do ensino de Libras como segunda língua, por priorizarem a aplicação prática dos conteúdos, de modo que o aluno torna-se protagonista do processo educacional, em atividades pragmáticas e voltadas para o uso cotidiano do código linguístico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
