A PALAVRA DENTRO DOS PARÊNTESES - O LUGAR DO NÃO-HETEROSSEXUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:
EDUCAÇÃO, GÊNERO E FAMÍLIAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.216-240Keywords:
Educação. Relações de gênero. Sexualidades. Currículo.Abstract
Este artigo tem como objetivo problematizar as maneiras como as configurações familiares são abordadas enquanto representações na Educação Básica. Organizou-se uma pesquisa com delineamentos bibliográficos e documentais, a partir da qual analisaram-se as menções que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC faz sobre “famílias” e “sexualidades”. Debruçou-se sobre os estudos das Relações de Gênero e Estudos da Cultura Visual. Nas considerações finais, levaram-se cinco justificativas para explicar que a BNCC fortalece a heterossexualidade compulsória, e estabeleceram-se relações entre “estar dentro dos parênteses” e estar “dentro do armário”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
