Diretrizes para Autores
A Revista Educação e Linguagens é uma publicação científica periódica dos Cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão. Trata-se de um periódico online, de acesso aberto e fluxo contínuo, que publica artigos originais e inéditos de grandes áreas do conhecimento em Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, com ênfase em Educação, Linguística e Letras, resultantes de pesquisas científicas, bem como resenhas de livros, entrevistas e dossiês.
As informações a seguir são referentes às Diretrizes para os Autores.
1. Adequação ao Escopo
Os manuscritos submetidos devem estar em estrita conformidade com o seu escopo. A revista tem como foco principal a publicação de trabalhos originais e inéditos nas grandes áreas de Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, com ênfase específica em Educação, Linguística e Letras.
2. Tipos de Trabalhos Aceitos
A revista aceita manuscritos oriundos de pesquisas empíricas, revisão sistemática e de literatura, bem como resenhas de livros, entrevistas e dossiês.
3. Estrutura e Extensão do Trabalho
Serão aceitos artigos inéditos, redigidos em português, inglês ou espanhol, com extensão entre 15 a 25 páginas. O trabalho deve conter resumos em seus três idiomas, cada um com 150 a 250 palavras, acompanhados de quatro palavras-chave. As referências bibliográficas devem ser incluídas ao final.
4. Informações Iniciais do Artigo
Antes de cada resumo, o artigo deve apresentar: título (em negrito e letras minúsculas) e subtítulo nos três idiomas, instituição de vinculação do autor e país.
5. Características do Título
O título deve ter, no máximo, 15 palavras.
6. Formatação do Documento
O artigo deve ser elaborado em editor de texto Word, seguindo as especificações de formatação: papel A4, margens de 2,0 cm em todos os lados (superior, inferior, direita e esquerda). A fonte a ser utilizada é a Arial, tamanho 12, com entrelinhas de 1,5. O texto principal deve manter o espaçamento de 1,5 cm entrelinhas e fonte tamanho 12.
7. Uso do Template
A submissão deve ser realizada exclusivamente através do portal da revista, seguindo integralmente as orientações das Diretrizes para Autores e o uso do template disponível.
8. Formatação de Citações
Citações diretas com até 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas duplas. Citações diretas com quatro linhas ou mais devem ser formatadas com fonte tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples. Devem ser referenciadas com o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e página.
9. Normas de Citação e Referências
As citações no texto devem seguir a ABNT NBR 10520:2023 (ex: Teixeira (1952, p. 70); (Teixeira, 1952); (Teixeira, 1952, p. 71)). As referências devem ser formatadas conforme a ABNT NBR 6023:2018 e devem listar exclusivamente as obras citadas no texto, com a indicação do nome completo dos autores e eventuais tradutores.
10. Apresentação de Quadros e Gráficos
Elementos como tabelas, quadros e figuras devem ter seu título (ex.: "Figura 1 – Análise de resultados") inserido acima, em fonte tamanho 10 com a primeira palavra em negrito, enquanto a fonte (ex.: "Fonte: os autores") deve ser posicionada abaixo, também em tamanho 10, centralizada e sem negrito. Tanto o elemento quanto suas legendas devem estar centralizados, sem uso de âncoras, quebras de seção ou quebras de página. No corpo da tabelas e quadros poderá usar a letra em tamanho 12 ou menor, de acordo com sua necessidade.
11. Qualidade de Imagens e Figuras
Todas as tabelas, quadros e figuras inseridos no artigo devem possuir alta resolução. Os quadros - e assim as ilustrações, (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), quando existirem, devem ser inseridos no corpo do texto, obedecendo as normas da ABNT 6022 de 2018.
12. Notas Explicativas
Evitar notas, mas caso sejam necessárias, elas podem ser: ou de rodapé, ou em forma de notas de fim, conforme sua escolha. E reforçamos que não devem ser inseridas notas de fim ou de rodapé nos títulos ou resumos ou palavras-chave. Sugerimos a inserção de notas, após a introdução, no corpo do texto.
13. Identificação dos Autores
Os dados completos dos autores (nome, titulação, instituição, país, vínculo programático, e-mail e ORCID) devem ser cadastrados separadamente no sistema da revista, conforme instruções do tutorial disponível.
14. Quantidade e Perfil dos Autores
Cada artigo pode ter até três autores, sendo preferível que integrem grupos de pesquisa. É exigido que pelo menos um tenha o título de doutor.
15. Artigos Derivados de Teses e Dissertações
Artigos oriundos de dissertações de mestrado ou teses de doutorado podem ter, no máximo, dois autores.
16. Periodicidade de Submissões por Autor
Autores e coautores com trabalhos publicados na revista deverão aguardar um ano para nova submissão.
17. Taxonomia de Contribuições de Autoria
No final do artigo, os autores devem especificar a contribuição individual de cada coautor, utilizando a seção "Contribuições dos Autores" de acordo com a Taxonomia de Contribuições de Autoria (CRediT) no site da Revista Educação e Linguagens.
18. Remover Dados de Autoria
Remova todos os nomes dos autores, suas afiliações institucionais e endereços de e-mail da página de título e de quaisquer outros cabeçalhos ou rodapés. Em documentos do Word, verifique as Propriedades do Documento (em "Arquivo" > "Informações") e remova qualquer nome de autor e informações pessoais. No corpo do texto, substitua todas as citações aos seus próprios trabalhos anteriores por: (AUTOR, ANO). Destaque esta substituição em amarelo para facilitar a verificação pelos editores. Após a aceitação do artigo, os autores deverão fornecer uma versão não anonimizada com todas as informações de autoria restauradas para a publicação final.
19. Referências Internacionais
Os autores devem basear sua revisão de literatura e discussão em um conjunto de referências internacionais (40%).
20. Referências Atualizadas
Os autores devem basear sua revisão de literatura e discussão em um conjunto de referências dos últimos 5 anos (40%).
21. Publicação e Tradução
Artigos aprovados poderão ser publicados simultaneamente em português, inglês e/ou espanhol, a cargo dos autores e opcional. Caso o trabalho original seja em português, os autores podem encaminhar as versões traduzidas, informando os dados do tradutor (nome e e-mail), que serão creditados no fim do artigo. É necessária ainda a apresentação de uma declaração assinada pelo revisor do texto.
22. Documentos Obrigatórios para Submissão
Para que sua submissão seja considerada completa e possa avançar no processo editorial, é necessário que os seguintes documentos sejam enviados através do sistema: Manuscrito Anonimizado no Template Oficial; Checklist de Submissão Preenchido; Declaração de Conflitos de Interesse.
23. Documentos Complementares (Quando Aplicável)
Declaração de Uso de IA: Obrigatória se ferramentas de Inteligência Artificial foram utilizadas em qualquer etapa da pesquisa ou preparação do manuscrito. Certificado de Aprovação de Comitê de Ética: Necessário para pesquisas que envolvam seres humanos, animais ou materiais biológicos. Declaração de Conformidade em Ciência Aberta: caso os autores optem por disponibilizar os dados de pesquisa em repositórios. Versões Traduzidas e Declaração do Tradutor: Para submissões que optarem pela publicação multilíngue.
24. Política de Ciência Aberta
Os autores são incentivados a compartilhar publicamente os dados de pesquisa brutos que sustentam os resultados apresentados em seu artigo, de maneira opcional. Os dados podem ser depositados em um repositório de dados confiável (ex.: SciELO, Zenodo, Figshare) antes ou no momento da submissão. No manuscrito, inclua uma seção intitulada "Disponibilidade de Dados" após as Referências, contendo: o link de acesso permanente (DOI) para o conjunto de dados; uma breve descrição dos dados disponibilizados; a licença de uso aplicada aos dados. Os conjuntos de dados devem ser citados no texto e nas Referências, seguindo as normas da revista.
25. Política de Processo Editorial
A submissão do artigo ou resenha será inicialmente analisada pelo Conselho Editorial, que verificará sua adequação às normas e à política editorial, decidindo pelo encaminhamento à avaliação cega ou pela devolução no caso do não cumprimento das diretrizes. O Conselho acompanha todas as etapas e decide sobre casos divergentes.
26. Sistema de Avaliação por Pares
Os artigos serão avaliados por meio do sistema duplo cego por, no mínimo, dois pareceristas. Divergências entre os pareceres podem resultar na solicitação de novas avaliações. Trabalhos não aprovados serão arquivados no sistema.
27. Critérios de Avaliação dos Artigos
A avaliação considerará os seguintes aspectos: coerência do título e do resumo; consistência interna entre objetivo, fundamentação teórica, metodologia e resultados; qualidade e originalidade da contribuição para a área da Educação; pertinência da argumentação e conclusões; atualidade da bibliografia; adequação à norma culta da língua; e relevância científica.
28. Verificação de Originalidade
A originalidade do material será verificada mediante o uso de software antiplágio (CopySpider).
29. Divulgação dos Pareceres
Os resultados das avaliações, apreciados pelo Conselho Editorial, serão comunicados aos autores imediatamente após a decisão.
30. Acompanhamento da Submissão
Os autores podem acompanhar todas as etapas do processo de submissão – desde o recebimento inicial até a publicação final – através do portal eletrônico da revista.
31. Diretrizes para Resenhas
As resenhas, com extensão de três a quatro páginas, devem conter o título (negrito e minúsculas) nos três idiomas e a referência completa da obra resenhada, podendo ter até três autores.
32. Avaliação das Resenhas
A análise das resenhas focará na clareza, crítica e síntese das ideias do livro, na contribuição para a área da Educação e na adequação às normas da revista e da língua portuguesa. A avaliação também é do tipo duplo cego, realizada por um parecerista.
33. Compromissos Éticos
A revista adota rigorosa política de ética, baseando-se em: Código do COPE; Diretrizes do CNPq para integridade científica; materiais da ANPEd sobre ética em pesquisa; Resolução CNS nº 510/2016; Declaração DORA e os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central "Zila Mamede".
34. Pesquisa com Seres Humanos
Pesquisas com Seres Humanos devem apresentar parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e comprovar a conformidade de seus estudos com as seguintes normativas: Resolução CNS 466/2012 - Diretrizes éticas para pesquisas com seres humanos; Resolução CNS 510/2016 - Normas específicas para pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.
35. Política de Conflito de Interesses
Entendem-se como conflitos de interesses quaisquer relações — pessoais, profissionais, financeiras, acadêmicas ou políticas — que possam influenciar a imparcialidade de autores, editores ou pareceristas na elaboração, avaliação ou publicação de manuscritos.
36. Política de Uso de Inteligência Artificial
O uso de Inteligência Artificial (se aplicável) deve ser declarado conforme Política de Uso de Inteligência Artificial no site da Revista Educação e Linguagens.
37. Direitos Autorais e Licenciamento
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista, que adota a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International.
Antes de enviar o manuscrito, verifique o atendimento de todos os itens da Lista de Verificação das Diretrizes.
Acesse o Tutorial Completo para Cadastro e Submissão de Artigos.
Exemplos de Referências
Livro (Obra completa)
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1900.
Capítulo de Livro
RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório. In: CARDOSO, Fernando Henrique; IANNI, Octavio (Org.). Homem e Sociedade: leituras básicas de Sociologia Geral. 14. ed. São Paulo: Nacional, 1987. p. 145-162.
E-book
TUFTE, Edward R. The Visual Display of Quantitative Information. 2. ed. Cheshire: Graphics Press, 2001. E-book. Disponível em: http://www.edwardtufte.com/tufte/books_vdqi. Acesso em: 15 fev. 2024.
Artigo de Periódico (Impresso)
SILVA, João Carlos; LIMA, Maria de Fátima. A influência dos games no aprendizado de adolescentes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 45-67, jan. 2020.
Artigo de Periódico em Meio Eletrônico
SOUZA, Pedro Henrique de; CARVALHO, Ana Lúcia. Metodologias ativas na educação superior: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e200001, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZLkQp5sWqTz8yJjKkGcRvLt/. Acesso em: 30 jan. 2024.
Trabalhos Apresentados em Eventos (Anais de Congresso)
OLIVEIRA, Fernanda; COSTA, Ricardo. O uso de inteligência artificial para detecção de fake news. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, 40., 2023, Belo Horizonte. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1-12.
Teses, Dissertações e Monografias
FONSECA, Carla Marins da. Impactos da Lei de Cotas no perfil discente de uma universidade federal. 2019. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
Textos Disponíveis em Sites ou Blogs na Internet
ABREU, Sérgio. Como a pandemia acelerou a transformação digital nas empresas. Tecnologia & Inovação, 2021. Disponível em: https://www.tec-inovacao.com.br/transformacao-digital-pos-pandemia/. Acesso em: 10 mar. 2024.
Documentos Jurídicos (Lei)
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1998.
