SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.26-49Palabras clave:
Mundo contemporâneo. Educação escolarizada. Formação de professores. Educação transformadora e sustentável.Resumen
Este estudo busca conhecer saberes profissionais dos professores que são necessários na contemporaneidade a partir da análise das singularidades do mundo contemporâneo, das finalidades da educação escolarizada e das perspectivas para a construção de uma educação transformadora e sustentável. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Como organização, aponta características do mundo contemporâneo, finalidades das instituições escolares, perspectivas para a construção de uma educação transformadora e sustentável e as considerações finais. Esses pontos indicam que alterações advindas do mundo contemporâneo interferem na organização do trabalho educativo, reclamando um processo de formação de professores reflexivo voltado para uma educação transformadora e sustentável.