CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.140-164Keywords:
Municipalização, Ensino Fundamental I, Descentralização, Gestão de EnsinoAbstract
O objetivo deste texto é analisar o processo de municipalização do Ensino Fundamental I, no estado de São Paulo, por meio de artigos acadêmicos entre 1996 e 2019. A análise indica que a municipalização do Ensino Fundamental I foi intensa em seus primeiros anos, com a contínua adesão de algumas prefeituras, em função do recebimento de verbas condicionadas à oferta de vagas. Além disso, foi possível compreender que esse processo pode ter contribuído para a universalização do acesso à educação. Por outro lado, pode ter aumentado a precarização da oferta de educação básica de qualidade social, além de ter sido pseudo-descentralizador e pseudo-participativo. Um aspecto positivo foi a criação de secretarias, conselhos, planos e estatutos municipais de educação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
