Fluxos Editoriais e Avaliação
Política de Ciência Aberta
A Revista Educação e Linguagens é um periódico (online) de acesso aberto e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Copyright (c) 2025 Revista Educação e Linguagens. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Verificação de Similaridade
A fim de assegurar a autenticidade dos trabalhos, a Revista Educação e Linguagens recorre ao software CopySpider para verificação de similaridade em todos os manuscritos recebidos. Caso sejam detectados indícios de plágio ou autoplágio além do percentual aceitável, o texto será devolvido para que o autor realize os ajustes necessários. Se a identificação de plágio ocorrer após a publicação, o Comitê Editorial realizará uma avaliação do caso e, confirmada a irregularidade, o artigo será removido imediatamente, podendo ser aplicadas as medidas disciplinares previstas.
Política de Processo Editorial
Esta política estabelece os procedimentos e diretrizes éticas para garantir a integridade, a qualidade acadêmica e a transparência, desde a submissão até a decisão final sobre os manuscritos.
ETAPA 1 - Análise Preliminar (Desk Review)
Todos os manuscritos submetidos passam por uma verificação inicial pela Equipe Editorial, que avalia:
- Pertinência: Aderência ao escopo e à linha editorial da revista.
- Conformidade: Cumprimento das normas de formatação e uso dos modelos textuais recomendados.
- Integridade: Qualidade dos metadados, adequação aos critérios técnicos e análise de similaridade (para verificação de originalidade e ausência de plágio).
Decisões Possíveis nesta Fase:
- Recusa imediata (caso não cumpra os requisitos básicos).
- Solicitação de ajustes formais para prosseguimento.
- Requerimento de reapresentação em conformidade com as diretrizes.
- Encaminhamento para avaliação por pares.
ETAPA 2 - Seleção e Designação de Pareceristas
- Critérios de Seleção: A designação considera a expertise temática, a área de atuação e os perfis em plataformas como Lattes e ORCID.
- Qualificação: Os pareceristas devem possuir titulação doutoral ou notório saber reconhecido na área.
- Pareceres Conflitantes: Em caso de pareceres substancialmente divergentes, a Equipe Editorial pode designar um terceiro avaliador (que pode ser um membro do Conselho Editorial) para emissão de um parecer de desempate.
- Sugestões: Coordenadores de Dossiês Temáticos podem sugerir nomes de pareceristas, cabendo à Equipe Editorial a validação final da indicação.
Prazos Estabelecidos:
- Resposta ao convite: 7 dias.
- Entrega do parecer: 25 dias.
A Equipe Editorial reserva-se o direito de estender prazos ou substituir avaliadores para garantir a celeridade do processo.
ETAPA 3 - Decisões Editoriais Pós-Avaliação
Com base na análise dos pareceres, a Equipe Editorial tomará uma das seguintes decisões:
- Aceitar: O texto é aceito para publicação, sujeito apenas a revisões de estilo e normatização.
- Ajustes Menores: São necessárias correções pontuais e bem delimitadas. O autor deve enviar a versão revisada e um documento de respostas detalhando as alterações em 15 dias. Não requer nova avaliação por pares.
- Revisão Substantiva:São necessárias alterações profundas no conteúdo. O autor deve enviar a versão revisada e um documento de respostas detalhando as alterações em 30 dias. O texto será reenviado ao parecerista original para uma nova rodada de avaliação.
- Recusar: O manuscrito apresenta inconsistências teóricas, metodológicas ou éticas graves que impossibilitam a publicação. O parecer deve conter justificativas claras e fundamentadas.
Política de Periodicidade de Submissão
É vedada a publicação de mais de um artigo ou resenha do mesmo autor (ou em coautoria) no intervalo de um ano.
Política de Avaliação
A avaliação por pares tem como objetivo principal assegurar a qualidade e a integridade científica das publicações. Como avaliador, sua análise crítica é fundamental para:
- Subsidiar a decisão editorial sobre a publicação do manuscrito.
- Contribuir para o aprimoramento do texto, identificando pontos fortes e aspectos que necessitam de desenvolvimento ou correção.
- Garantir a solidez teórica e metodológica, a clareza na apresentação dos resultados e a relevância das discussões e conclusões para a área de Educação e Linguagens.
Integridade Acadêmica e Conflitos de Interesse
- Confidencialidade: Este é um processo de avaliação duplo-cega. A identidade dos autores e dos pareceristas é mantida em sigilo. O manuscrito avaliado é de uso exclusivo para este fim e não deve ser compartilhado ou discutido com terceiros.
- Conflito de Interesse: Você deve recusar o convite caso identifique qualquer conflito de interesse de natureza pessoal, profissional ou financeira com os autores ou o conteúdo do manuscrito. Dúvidas sobre um potencial conflito podem ser esclarecidas com a Equipe Editorial.
Critérios para a Análise do Manuscrito
Em sua avaliação, considere os seguintes aspectos para emitir um parecer fundamentado:
- O tema tratado enquadra-se no escopo da Revista Educação e Linguagens?
- O tema é relevante para ser investigado?
- O artigo é original?
- O título do artigo reflete o conteúdo do texto?
- O resumo atende às normas e apresenta, adequadamente, os elementos que lhe são necessários?
- As palavras-chave são adequadas?
- A apresentação, a organização e a extensão do texto são adequadas, conforme os objetivos?
- A introdução apresenta os objetivos do texto e apresenta breve contextualização?
- A discussão apresentada é relevante, suficiente e adequada? É articulada com a revisão de literatura apresentada?
- Os dados/corpora apresentados justificam as interpretações/discussões?
- Há inconsistências teóricas e/ou metodológicas?
- Há necessidade de acréscimos/complementações?
- Há necessidade de reduções?
- As ilustrações, tabelas, quadros, gráficos (se houver) são necessários e adequados?
- As referências são adequadas, pertinentes e suficientes para a discussão e tema do artigo? Estão apresentadas de acordo com as normas?
- Os autores referenciados no texto estão citados nas referências?
- A qualidade da redação, quanto às normas da língua e da gramática, na variedade padrão escrita da Língua Portuguesa, é satisfatória? Atende às normas da redação acadêmico-científica para publicação?
Diretrizes Práticas para a Elaboração do Parecer
Para uma avaliação eficaz, recomendamos:
- Preencha o Formulário Oficial: Utilize o Formulário de Avaliação para Pareceristas disponível no sistema OJS, que estrutura sua análise com base nos critérios da revista.
- Seja Construtivo e Específico: No formulário e nos comentários no texto, fundamente todas as suas observações. Em vez de "a metodologia é fraca", explique por que é fraca e sugira melhorias.
- Comentários no Texto: É altamente recomendável incluir comentários e sugestões diretamente no arquivo do manuscrito (utilizando a ferramenta de comentários), apontando para trechos específicos. Isso agiliza o processo de revisão pelos autores.
- Mantenha o Respeito e a Imparcialidade: A crítica deve ser sempre dirigida ao conteúdo do trabalho, nunca aos seus autores. A Equipe Editorial se reserva o direito de editar ou remover linguagem considerada inadequada ou ofensiva.
- Cumpra os Prazos: A entrega dentro do prazo estipulado é crucial para a agilidade do processo. Em caso de imprevistos, notifique a Equipe Editorial o quanto antes.
Em caso de dúvidas em qualquer etapa do processo, não hesite em contatar a Equipe Editorial.
Política de Correção, Retratação e Retirada
O cumprimento da ética em pesquisa é fundamental para a Revista Educação e Linguagens. Para garantir a integridade do conhecimento publicado, o periódico adota as seguintes políticas e procedimentos para correção, retratação e retirada de textos, em conformidade com as melhores práticas editoriais.
Detecção de Plágio e Má Conduta
Análise Inicial: Todos os textos submetidos são analisados previamente pelo software Copyspider para verificação de similaridade e possíveis plágios.
Definição de Plágio: Considera-se plágio, conforme dicionários consagrados e o Office of Research Integrity (ORI), o ato de:
- Apresentar trabalho, obra intelectual ou ideias de outrem como de própria autoria.
- Realizar cópia textual substancial sem a devida atribuição.
- Cometer fraude intelectual.
Autoplágio (Reciclagem de Conteúdo): A reutilização de partes significativas de textos de autoria própria, publicados anteriormente, sem a citação adequada, é considerada má conduta. A autocitação deve ser limitada a, no máximo, 10% do texto.
Uso de Inteligência Artificial (IA):
- Textos gerados integralmente por IA não são aceitos.
- O uso de IA para gerar ou auxiliar conteúdo deve ser explicitamente declarado e citado (conforme norma ABNT), identificando o conteúdo específico gerado e a ferramenta utilizada.
- Esta declaração deve aparecer de forma visível no início do documento (nota do autor, resumo ou declaração pré-introdução).
Sanções por Plágio e Má Conduta:
- Pré-publicação: Textos com similaridade acima de 40% são analisados em profundidade. A comprovação de plágio ou má conduta resulta na rejeição imediata.
- Pós-publicação: A descoberta de plágio após a publicação acarretará na retirada do texto das plataformas do periódico, na publicação de uma retratação formal e, dependendo da gravidade, no banimento do autor das submissões futuras, por decisão do Conselho Editorial.
Política de Correção (Erratas)
Correções são publicadas quando um artigo publicado contém erros que não invalidam suas conclusões, mas devem ser retificados.
Motivos para Correção:
- Erros na apresentação ou discussão de resultados (falhas de análise, correção de dados).
- Erros de citação e/ou referência (autoria, data).
- Erros conceituais e/ou metodológicos pontuais.
Tipos de Correção:
- Correção do Autor: Iniciada pelo autor principal, que notifica o erro. Todos os autores devem assinar a notificação de correção.
- Correção do Editor: Relativa a erros introduzidos durante o processo de edição ou produção do periódico.
- Adendo do Autor/Editor: Notificação de informações adicionais cruciais para a compreensão do texto, geralmente em resposta a pedidos de esclarecimento dos leitores. A publicação de um adendo é deliberada por uma comissão designada pelo Conselho Editorial.
Procedimento:
- Erros ortográficos ou gramaticais que não prejudiquem a compreensão científica não geram correções publicadas, para preservar a versão original.
- Apenas correções referentes a erros graves que afetam a integridade científica são realizadas e documentadas formalmente.
Política de Retratação
Retratações são necessárias quando erros graves invalidam as conclusões do texto ou quando há evidência de má conduta científica.
Motivos para Retratação:
- Fabricação ou falsificação de dados e informações.
- Plágio ou autoplágio comprovado.
- Abusos sobre autoria (autores fantasmas).
- Omissão intencional de dados para sustentar uma conclusão.
- Não declaração do uso de Inteligência Artificial para produção de conteúdo.
- Reivindicações falsas de autoria ou envios múltiplos.
Procedimento:
- A retratação idealmente deve ser iniciada pelos próprios autores, que devem contatar imediatamente os Editores Responsáveis.
- Todos os coautores devem estar cientes e devem assinar a retratação, especificando os erros e seu impacto nas discussões e conclusões.
- Em caso de discordância entre os autores, o Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc serão consultados para decidir sobre a retratação ou retirada do texto.
Política de Retirada
A retirada completa do texto das plataformas do periódico é uma medida extrema, reservada para os casos mais graves.
Motivos para Retirada:
- Descoberta de plágio maciço ou má conduta científica grave após a publicação.
- Ordem judicial ou decisão legal.
- Conformidade com decisão final do Conselho Editorial em casos de infração ética que comprometam irremediavelmente a validade do trabalho.
Procedimento:
- O texto é removido do site do periódico, e um aviso de retirada é publicado em seu lugar, explicando os motivos da ação.
Diretrizes Éticas Adicionais
- Pesquisa com Seres Humanos: Para pesquisas envolvendo seres humanos, os autores devem identificar o comitê de ética que aprovou o estudo, confirmar a conformidade com as diretrizes locais e anexar os documentos de aprovação e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido durante a submissão.
- Grupos Vulneráveis: Para estudos com grupos vulneráveis, os autores devem redigir uma declaração específica sobre as circunstâncias de autorização.
- Sexo e Gênero: Recomenda-se seguir as diretrizes SAGER (Sex and Gender Equity in Research), usando os termos "sexo" (atributo biológico) e "gênero" (construção sociocultural) com precisão.
Disposições Finais
Esta política está publicamente disponível no website da Revista Educação e Linguagens. O Conselho Editorial reserva-se o direito de decidir sobre a aplicação destas diretrizes em cada caso concreto, sempre pautado pela ética, transparência e integridade científica.
Referências
DICIONÁRIO Eletrônico Houaiss. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. (CD-ROM)
HEIDARI, S. et al. Sex and Gender Equity in Research: rationale for the SAGER guidelines and recommended use. Research Integrity and Peer Review, London, v. 1, n. 2, p. 1-9, 3 May 2016. DOI: 10.1186/s41073-016-0007-6. Disponível em: https://researchintegrityjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41073-016-0007-6. Acesso em: 18 out. 2025.
Merriam-Webster: America’s most trusted dictionary. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/. Acesso em: 18 out. 2025.
ORI - the office of research integrity. Disponível em: https://ori.hhs.gov/. Acesso em: 18 out. 2025.
SMITH, C. J. Ethical behaviour in the e-classroom: What the online student needs to know. Sawston (UK): Woodhead, 2012.
VAN EPPS, H. et al. The Sex and Gender Equity in Research (SAGER) Guidelines: Implementation and Checklist Development. European Science Editing, [S. l.], v. 48, p. e86910, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3897/ese.2022.e86910. Acesso em: 18 out. 2025.
