Anúncios

Dossiês 2025 - Revista NUPEM

2024-04-26

Olá!

 

A Revista NUPEM divulga os Dossiês que serão publicados em 2025.

 

Informamos ainda que a NUPEM continua recebendo artigos em fluxo contínuo.

 

Dossiê 1 - Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares Submissão: 12 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025
Publicação: v. 17, n. 41, maio/ago. 2025
Orgs: Fernando José Martins (Unioeste), Maria Thereza Ávila Dantas Coelho (UFBA) e Daniela Perrotta (UBA)
 

A universidade é uma instituição secular, de relevância social, política e cultural, que promove o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A própria história da instituição é densa no meio acadêmico e sua atuação social se dá através de práticas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, envolvendo vários aspectos. O presente dossiê pretende fomentar o debate de questões que, de forma interdisciplinar, se relacionam com a universidade. Espera-se contribuir para a inovação de suas práticas e para o incremento de políticas para educação superior, sempre em movimento.

Serão priorizados aqui temas ligados às políticas afirmativas, internacionalização, acesso aberto, avaliação e gestão, culturas universitárias, currículos, práticas pedagógicas, trajetórias acadêmicas, tecnologias educacionais e digitais, saúde e qualidade de vida na universidade. Serão também contemplados olhares sobre a interdisciplinaridade, a história e os modelos das diversas universidades, nacionais e estrangeiras. Esses temas poderão ser abordados através de perspectivas teóricas e reflexões sobre ações e experiências. O dossiê se propõe, então, a propiciar uma leitura das teorias e práticas da educação superior nas mais diferentes abordagens, em suas articulações com a sociedade e outros níveis da educação.

____________________________________________________

Dossiê 2 - Diferenças, identidades e deslocamentos na contemporaneidade: perspectivas interdisciplinares

Submissão: 30 de janeiro de 2025 a 30 de março de 2025
Publicação: v. 17, n. 42, set./dez. 2025
Orgs: Ricardo Desidério (Unespar), Samilo Takara (UNIR) e Paulo Daniel Elias Farah (USP)

A Contemporaneidade nos oferece desconfortos e deslocamentos de sentidos e interpretações que em diferentes tempos e espaços foram definidos e propostos como estáveis. Autorias que se debruçaram a problematizar as identidades e as diferenças em abordagens teóricas, perspectivas conceituais, análises de diversos contextos e realidades mostram a instabilidade, a provisoriedade e as angústias que se inscrevem nas narrativas contemporâneas sobre os processos de subjetivação, as diferenças e as identidades culturais.

Neste contexto, perspectivas críticas, pós-críticas, pós-estruturalistas, pós-modernas, estudos subalternos, pós-coloniais, decoloniais, interseccionais, entre outras abordagens teóricas oferecem o desconforto das fronteiras científicas que delimitam áreas e tema de produção de saberes acadêmicos na contemporaneidade. Situando entre as fronteiras ou nas encruzilhadas, as pesquisas acadêmicas que abordam temas como gênero, sexualidade, raça, etnia, geração, localização geográfica, múltiplas e singulares formas de desenvolvimento humano oferecem outras perspectivas para pensarmos as diferenças e as identidades, ainda que estes conceitos se mostrem movediços, provisórios, fragmentados e plurais.

Este dossiê abre convites para contribuições sobre a localização conceitual, os incômodos contemporâneos, as formas de produção de sentidos e subjetividades e a produção de outros modos de ser e agir no mundo. São bem-vindas colaborações que abordem perspectivas, leituras, interpretações e discussões que delineiam os contornos das condições contemporâneas, que mostram as brechas e as saídas, que pensam as táticas e as formas de enfrentamento, mas também os estudos que diagnosticam, denunciam e explicitam as formas como os processos de subjetivação instituem, constituem e significam as diferenças na contemporaneidade.

O convite da submissão também é uma proposta que estimula pesquisadoras e pesquisadores que estejam nas fronteiras, nos diálogos, no embate entre essas áreas e que possam contribuir para os temas que corroboram para discussões diagnósticas, propositivas e interpretativas da contemporaneidade. Assim, temos interesse em artigos que discutam os seguintes temas:

* - Educação de Surdos, Surdez e Cultura Surda;

* - Educação interdisciplinar;

* - Identidades de Gênero;

* - Educação Sexual, Sexualidades, Orientação Sexual;

* - Teoria Queer;

* - Estudos Interseccionais;

* - Raça, Etnia e relações étnicorraciais;

* - Espaço, localização e identidades em/nas fronteiras;

* - Estudos Subalternos;

* - Pós-Estruturalismo e Pós-modernidade.

Saiba mais sobre Dossiês 2025 - Revista NUPEM

Edição Atual

v. 16 n. 37 (2024): Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção (II)
					Visualizar v. 16 n. 37 (2024): Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção (II)
Publicado: 2024-01-17

Expediente e Sumário

Apresentação do Dossiê

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção

Artigos

Pareceristas

Ver Todas as Edições

A Revista NUPEM é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná – Câmpus de Campo Mourão, e recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para a área Sociais e Humanidades. Disponível em versão eletrônica, o periódico tem por objetivo proporcionar oportunidade para a comunidade acadêmica divulgar e expor os resultados de suas pesquisas, abrir caminhos para o debate científico e tecnológico, além de criar condições para que ideias circulem e provoquem mudanças de paradigma.

Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Apoio financeiro: Universidade Estadual do Paraná

Prefixo DOI: https://doi.org/10.33871/nupem

A Revista NUPEM está indexada nas seguintes bases de dados:

 
https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5083