Da “rebeldia criativa” da fronteira: experiências no cotidiano escolar e na migração para estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.10591

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, fronteira, migração para estudos

Resumo

Entendendo a fronteira como um sistema complexo, paradoxal, detentora de uma dinâmica própria, marcada por uma confluência/divergência de práticas que se modificam com a circulação e as relações estabelecidas, este artigo olha para a realidade fronteiriça Brasil/Bolívia, com foco nos deslocamentos empreendidos para os estudos na cidade de Corumbá (MS), buscando ampliar a discussão acerca da pendularidade no sistema educacional. Trata-se de pesquisa qualitativa baseada em duas fontes de dados: registros de matrícula da Secretaria de Educação de Corumbá; e entrevista semiestruturada com professores e gestores das escolas públicas municipais. Concluímos que, em meio a uma tessitura fronteiriça complexa e subjetiva, crianças circulam em busca de melhores condições de vida, enfrentando constrangimentos para que se enquadrem numa perspectiva social que não significa o mesmo para todos, expondo as estratégias familiares para educação de seus filhos.

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Publicado

2025-12-01

Edição

Seção

Dossiê: Diferenças, identidades e deslocamentos na contemporaneidade: perspectivas interdisciplinares