Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original, inédita, e não se trata de estado da arte ou revisão de literatura. Não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
- O texto usa notas de rodapé para fins exclusivamente explicativos.
- As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento.
- Fontes documentais estão referenciadas ao final do trabalho, antecedendo as “Referências.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo exigido pela revista.
- Participei da concepção do trabalho e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho.
- Declaro que o presente trabalho atende a todos os procedimentos éticos, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde, quando for o caso.
- A Carta de Encaminhamento, preenchida com todos os dados solicitados, será enviada em Transferência do Manuscrito, junto à submissão do texto a ser avaliado. O encaminhamento da carta é condição necessária para dar sequência no processo de avaliação.
- Todos os metadados do sistema da revista foram preenchidos, zelando pela completude das informações de todos os autores, incluindo o ORCID.
- Todos os autores devem ter cadastro ORCID, disponível gratuitamente em: http://orcid.org.
- Em caso de aceitação deste manuscrito, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NUPEM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do manuscrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Artigos
Política padrão de seção
Dossiê: Diferenças, identidades e deslocamentos na contemporaneidade: perspectivas interdisciplinares
Dossiê 2 - Diferenças, identidades e deslocamentos na contemporaneidade: perspectivas interdisciplinares
Submissão: 30 de janeiro de 2025 a 30 de março de 2025
Publicação: v. 17, n. 42, set./dez. 2025
Orgs: Ricardo Desidério (Unespar), Samilo Takara (UNIR) e Paulo Daniel Elias Farah (USP)
A Contemporaneidade nos oferece desconfortos e deslocamentos de sentidos e interpretações que em diferentes tempos e espaços foram definidos e propostos como estáveis. Autorias que se debruçaram a problematizar as identidades e as diferenças em abordagens teóricas, perspectivas conceituais, análises de diversos contextos e realidades mostram a instabilidade, a provisoriedade e as angústias que se inscrevem nas narrativas contemporâneas sobre os processos de subjetivação, as diferenças e as identidades culturais.
Neste contexto, perspectivas críticas, pós-críticas, pós-estruturalistas, pós-modernas, estudos subalternos, pós-coloniais, decoloniais, interseccionais, entre outras abordagens teóricas oferecem o desconforto das fronteiras científicas que delimitam áreas e tema de produção de saberes acadêmicos na contemporaneidade. Situando entre as fronteiras ou nas encruzilhadas, as pesquisas acadêmicas que abordam temas como gênero, sexualidade, raça, etnia, geração, localização geográfica, múltiplas e singulares formas de desenvolvimento humano oferecem outras perspectivas para pensarmos as diferenças e as identidades, ainda que estes conceitos se mostrem movediços, provisórios, fragmentados e plurais.
Este dossiê abre convites para contribuições sobre a localização conceitual, os incômodos contemporâneos, as formas de produção de sentidos e subjetividades e a produção de outros modos de ser e agir no mundo. São bem-vindas colaborações que abordem perspectivas, leituras, interpretações e discussões que delineiam os contornos das condições contemporâneas, que mostram as brechas e as saídas, que pensam as táticas e as formas de enfrentamento, mas também os estudos que diagnosticam, denunciam e explicitam as formas como os processos de subjetivação instituem, constituem e significam as diferenças na contemporaneidade.
O convite da submissão também é uma proposta que estimula pesquisadoras e pesquisadores que estejam nas fronteiras, nos diálogos, no embate entre essas áreas e que possam contribuir para os temas que corroboram para discussões diagnósticas, propositivas e interpretativas da contemporaneidade. Assim, temos interesse em artigos que discutam os seguintes temas:
* - Educação de Surdos, Surdez e Cultura Surda;
* - Educação interdisciplinar;
* - Identidades de Gênero;
* - Educação Sexual, Sexualidades, Orientação Sexual;
* - Teoria Queer;
* - Estudos Interseccionais;
* - Raça, Etnia e relações étnicorraciais;
* - Espaço, localização e identidades em/nas fronteiras;
* - Estudos Subalternos;
* - Pós-Estruturalismo e Pós-modernidade.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.