Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto usa notas de rodapé para fins exclusivamente explicativos.
- As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento.
- Fontes documentais estão referenciadas ao final do trabalho, antecedendo as referências.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo exigido pela revista.
- Participei da concepção do trabalho e torno público minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho.
- Declaro que o presente trabalho atende a todos os procedimentos éticos, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde, quando for o caso.
- A Carta de Encaminhamento, preenchida com todos os dados solicitados, está sendo submetida em Documentos Suplementares. O encaminhamento da carta é condição necessária para dar sequência no processo de avaliação.
- Todos os metadados do sistema da revista foram preenchidos, zelando pela completude das informações de todos os autores, incluindo o ORCID.
- Todos os autores devem ter cadastro ORCID, disponível gratuitamente em: http://orcid.org.
- Em caso de aceitação deste manuscrito, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NUPEM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do manuscrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Artigos
Política padrão de seção
Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção
Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção
Submissão: 16 de fevereiro de 2023 a 16 de maio de 2023
Publicação: v. 15, n. 36, set./dez. 2023
Orgs: José González-Monteagudo (Universidad de Sevilla) e Rodrigo Matos-de-Souza (UNB)
Nos últimos 25 anos, a pesquisa (Auto)Biográfica ganhou espaço e territorialidade epistemológicas, encontrando diversidade de temas, de inserções teórico-metodológicas e de propostas formativas e de intervenção no âmbito das Ciências Humanas, por vezes, ultrapassando este limite, manifestando-se nas áreas de saúde e das chamadas ciências duras. Perceber este movimento no momento de seu acontecimento nos proporciona ir além de um olhar histórico que revisite os marcos da pesquisa com enfoque biográfico e narrativo, mas de colaborar no modo de pensar como este movimento vem contribuindo em diferentes áreas de pesquisa e consolidando formas de produzir a formação, a intervenção educativa e social, mas, também o modo de pensar o que é humano na contemporaneidade.
Entendemos, aqui, a formação, como elemento que ultrapassa os espaços formais e não formais da educação, inscrevendo-se na dinâmica constitutiva das sociedades e de seus grupos sociais tradicionais e de novos arranjos societários que tem surgido com a emergência das minorias na disputa por espaço nas sociedades ocidentais. Perceber os movimentos de entrada e saída das representações mais frequentes do fenômeno escolar, em sua relação com a experiência narrada, é algo que será central o dossiê. Procuramos contribuições que evidenciem a formação onde ainda não foi desenhada, de forma criativa e propositiva, com vistas a outra formação, que nos permita vislumbrar que um outro mundo é possível.
Em termos de pesquisa e de intervenção, interessamo-nos discussões que sinalizem avanços teóricos e metodológicos na pesquisa narrativa em perspectiva interdisciplinar. Esperamos que os colaboradores de artigos apresentem propostas que transitem no limiar do conhecimento já produzido, tensionando os limites e provocando as abordagens (auto)biográficas naquilo que podem vir a ser, e questionando os modos mais frequentes de fazer investigação nas Ciências Humanas, tomando a narrativa como provocação.
Temos interesse em artigos que discutam os seguintes temas:
* - Abordagens epistemológicas inovadoras de Pesquisa (Auto)Biográfica;
* - Aproximações metodológicas da Pesquisa (Auto)Biográfica com outras metodologias;
* - Pesquisa (Auto)Biográfica com grandes números populacionais;
* - Pesquisa (Auto)Biográfica com pequenos números;
* - Narrativas de processos formativos, ou investigativos, ou interventivos, ou que intersecionem Formação, * - Pesquisa e Intervenção;
* - A Pesquisa (Auto)Biográfica no digital e pós-digital;
* - Enlaces do (Auto)Biográfico com o Decolonial, o Pós-Colonial, os Estudos Subalternos, os Estudos Feministas, os Estudos Queer;
* - Migração, Migrantes e refugiados em processos formativos e interventivos;
* - A relação da Memória com processos de formação, pesquisa ou intervenção;
* - Estudos descritivos, empíricos, qualitativos, interseccionais, comparados;
* - Abordagens que discutam os Direitos Humanos;
* - Abordagem (Auto)Biográfica da ascensão e da formação de grupos autoritários, dos novos fascismos ao redor do mundo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.