Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita, e não se trata de estado da arte ou revisão de literatura. Não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  • O texto usa notas de rodapé para fins exclusivamente explicativos.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento.
  • Fontes documentais estão referenciadas ao final do trabalho, antecedendo as “Referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo exigido pela revista.
  • Participei da concepção do trabalho e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho.
  • Declaro que o presente trabalho atende a todos os procedimentos éticos, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde, quando for o caso.
  • A Carta de Encaminhamento, preenchida com todos os dados solicitados, será enviada em Transferência do Manuscrito, junto à submissão do texto a ser avaliado. O encaminhamento da carta é condição necessária para dar sequência no processo de avaliação.
  • Todos os metadados do sistema da revista foram preenchidos, zelando pela completude das informações de todos os autores, incluindo o ORCID.
  • Todos os autores devem ter cadastro ORCID, disponível gratuitamente em: http://orcid.org.
  • Em caso de aceitação deste manuscrito, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NUPEM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do manuscrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Diretrizes para Autores

Última atualização em: 16 de julho de 2024

1. A Revista NUPEM é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD/Unespar), e recebe manuscritos voltados para a área Sociais e Humanidades. Publica dossiês e artigos em fluxo contínuo em conformidade à política editorial do periódico. Não há cobrança de taxa de submissão aos autores.

2. Eventuais violações éticas serão discutidas pela Comissão Editorial do periódico. A Revista NUPEM segue o código de conduta ética em publicação recomendado pelo Commitee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org) e as condutas de Boas Práticas de Editoração - Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org/resources/code-conduct).

3. A Revista NUPEM recebe artigos em português, inglês ou espanhol.

4. O conteúdo dos trabalhos cujos autores são identificados representa o ponto de vista dos próprios autores e não a posição oficial da Revista, do Conselho Editorial ou da Universidade Estadual do Paraná.

5. Na página da revista, o nome e sobrenome de todos os autores do artigo devem ser cadastrados. Em caso de mais de um autor, utilizar o botão “incluir autor”.

6. A Revista NUPEM aceita textos de autores com titulação de doutorado. Doutorandos, mestrandos ou mestres podem submeter, desde que em coautoria com doutor(es).

7. Trabalhos em coautoria representam a efetiva participação de todos os autores na concepção, no desenvolvimento e na escrita. O Conselho Editorial da Revista NUPEM reserva-se o direito de solicitar informações e recusar manuscritos cuja coautoria não seja adequadamente explicitada.

8. A publicação de qualquer trabalho está condicionada à aprovação prévia do Conselho Editorial da Revista NUPEM e ao atendimento das condições descritas nestas orientações. Cabe ao Conselho Editorial definir, a cada número da revista, os critérios para reunir os trabalhos já aprovados.

9. O Conselho Editorial encaminhará aos pareceristas os manuscritos que considerar adequados à linha e aos critérios editoriais da revista. Os trabalhos serão submetidos a 2 avaliações externas e, se necessário, encaminhados para um terceiro consultor, no sistema blind peer review.

10. Os manuscritos serão avaliados pelos pareceristas quanto à relevância; originalidade; coerência entre objetivos, método, resultados e conclusões; contribuições ao campo da pesquisa; linguagem e normalização científica. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre do Conselho Editorial.

11. A Revista NUPEM reserva-se o direito de não aceitar a submissão de textos que não estejam de acordo com sua linha editorial, bem como de não avaliar ou publicar trabalhos de mesma autoria em intervalos inferiores a um ano. A Revista só aceitará manuscritos inéditos e não aceitará artigos de revisão de literatura.

12. Após apreciação pelos pareceristas e Conselho Editorial, o manuscrito poderá ser aprovado para publicação, reprovado ou aceito com revisões. Neste último caso, será dado um prazo ao(s) autor(es) para a reformulação em conformidade ao parecer.

13. Em caso de aprovação para publicação, a Revista NUPEM permite-se introduzir alterações formais no texto, em conformidade aos critérios e normas operacionais internas. O texto será publicado conforme ordem e prioridade estabelecida pela Revista NUPEM.

14. O texto deve conter no máximo 10.000 palavras, incluindo resumo de até 150 palavras, de 3 a 5 palavras-chave e referências.

15. O texto deve ser digitado em Word for Windows, formato A4, fonte Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5 e recuo de parágrafo 1,25. Deve ser adequado às orientações do template pré-formatado para submissão de trabalhos (clique aqui para baixar o arquivo).

16. O manuscrito deve ter um título em português, espanhol e inglês, e ser sucedido por um resumo nos três idiomas com até 150 palavras escritas em espaço simples. Ao final de cada resumo, devem constar de três a cinco palavras-chave nos três idiomas.

17. O nome do(s) autor(es) deve(m) ser omitido(s) no documento enviado para avaliação. Informações de identificação dos autores também devem ser retiradas das propriedades do DOCX. A identificação da autoria no manuscrito poderá justificar a recusa do trabalho pela comissão avaliadora.

18. Em Documentos Suplementares deve ser anexada Carta de Encaminhamento preenchida e assinada (clique aqui para baixar o arquivo).

19. Além da Declaração de Responsabilidade e do Termo de Cessão de Direitos Autorais, efetivados por meio da Carta de Encaminhamento, a Revista NUPEM utiliza a ferramenta CopySpider para auxiliar na política anti-plágio.

20. Gráficos, tabelas, ilustrações e figuras devem vir no corpo do texto, devidamente numeradas, identificadas e referenciadas. A gestão de dados de pesquisa é uma das práticas-chave da ciência e, portanto, os autores devem estar atentos às citações e referenciamento de todos os dados e qualquer outro tipo de material utilizado na pesquisa.

21. O arquivo completo do trabalho pode ter no máximo 5 MB.

22. Orientações gerais sobre a padronização dos trabalhos enviados:

  • TÍTULO deve ser centralizado, em letra maiúscula e em negrito, em português, espanhol e inglês;
  • RESUMO em um único parágrafo, espaçamento simples, de no máximo 150 palavras, acompanhadas de três a cinco palavras-chave, em português, espanhol e inglês;
  • CITAÇÕES no interior do texto devem observar a seguinte norma: sobrenome do autor em caixa baixa, ano da obra, vírgula e a página. Ex: Kuhn, 1978, p. 216;
  • CITAÇÕES no interior do texto devem observar a seguinte norma: sobrenome do autor em caixa baixa, ano da obra, vírgula e a página. Ex: Kuhn, 1978, p. 216;
  • CITAÇÕES no corpo do texto devem vir entre aspas. As citações com mais de três linhas deverão vir fora do corpo do texto, contendo a mesma fonte, tamanho 10, espaçamento simples e recuo de 4 cm à esquerda;
  • CITAÇÕES diretas que possuam grifos devem especificar se o grifo foi feito originalmente pelo autor citado (grifo no original) ou se é um destaque feito pelo autor do artigo submetido (grifo nosso);
  • ASPAS devem ser utilizadas: em citações diretas (até três linhas); menções de eventos ou obras, como livros, capítulos, artigos, filmes; citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque. As aspas, nesse caso, devem ser usadas com moderação;
  • ITÁLICO deve ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira;
  • NEGRITO e SUBLINHADO devem ser evitados;
  • NOTAS DE RODAPÉ devem ser inseridas no final de cada página e ser de caráter exclusivamente explicativo. Não devem ser utilizadas para referências ou para listar fontes da Internet. Essa informação deverá constar nas Referências ao final do texto, como qualquer outra fonte bibliográfica;
  • FONTES DOCUMENTAIS devem ser referenciadas ao final do manuscrito, antecedendo as referências;
  • TABELAS devem ser inseridas em formato editável, nunca como jpeg (imagem);
  • FONTES DOCUMENTAIS devem ser referenciadas ao final do manuscrito, antecedendo as Referências;
  • REFERÊNCIAS das obras citadas devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, sem abreviação dos nomes dos autores, em tamanho 10 e espaçamento simples, conforme as normas da revista NUPEM especificadas a seguir:

Exemplos de referências

Periódico científico

ORO, Ari Pedro. A política da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religioso e político brasileiros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 53, p. 53-69, out. 2003.

Livro

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Capítulo de livro

PALMEIRA, Moacir. Política e tempo: nota exploratória. In: PEIRANO, Mariza (Org.). O dito e o feito: ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002, p. 171-177.

Teses / Dissertações / Monografias

SILVA, Elaine Cristina. Contradições e conflitos na atuação de empresas e do INSS no processo de retorno ao trabalho de trabalhadores afastados por LER/DORT. 231f. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.

Trabalhos publicados em eventos

NASCIMENTO, Lara Pazinato et al. Quando as pautas são maiores que as placas: católicos e evangélicos pela defesa da vida. In: Seminário Internacional Práticas Religiosas no Mundo Contemporâneo (UEL-UBI). Anais... Londrina: UEL, 2019, p. 71-86.

Material publicado em meios eletrônicos

MEGAL, Bela. Haddad pede a lideranças católicas que façam alertas sobre notícias falsas a fiéis. O Globo. 11 out. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2ybEyA4. Acesso em: 15 mar. 2019.

Entrevistas
SILVA, José. Entrevista concedida à Hortêncio Ferreira. Londrina, 12 abr. 2024.

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê: Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares

Dossiê 1 - Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares

Submissão: 12 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025
Publicação: v. 17, n. 41, maio/ago. 2025
Orgs: Fernando José Martins (Unioeste), Maria Thereza Ávila Dantas Coelho (UFBA) e Daniela Perrotta (UBA)
  

A universidade é uma instituição secular, de relevância social, política e cultural, que promove o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A própria história da instituição é densa no meio acadêmico e sua atuação social se dá através de práticas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, envolvendo vários aspectos. O presente dossiê pretende fomentar o debate de questões que, de forma interdisciplinar, se relacionam com a universidade. Espera-se contribuir para a inovação de suas práticas e para o incremento de políticas para educação superior, sempre em movimento.

Serão priorizados aqui temas ligados às políticas afirmativas, internacionalização, acesso aberto, avaliação e gestão, culturas universitárias, currículos, práticas pedagógicas, trajetórias acadêmicas, tecnologias educacionais e digitais, saúde e qualidade de vida na universidade. Serão também contemplados olhares sobre a interdisciplinaridade, a história e os modelos das diversas universidades, nacionais e estrangeiras. Esses temas poderão ser abordados através de perspectivas teóricas e reflexões sobre ações e experiências. O dossiê se propõe, então, a propiciar uma leitura das teorias e práticas da educação superior nas mais diferentes abordagens, em suas articulações com a sociedade e outros níveis da educação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.