Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto usa notas de rodapé para fins exclusivamente explicativos.
- As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento.
- Fontes documentais estão referenciadas ao final do trabalho, antecedendo as referências.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo exigido pela revista.
- Participei da concepção do trabalho e torno público minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho.
- Declaro que o presente trabalho atende a todos os procedimentos éticos, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde, quando for o caso.
- A Carta de Encaminhamento, preenchida com todos os dados solicitados, está sendo submetida em Documentos Suplementares. O encaminhamento da carta é condição necessária para dar sequência no processo de avaliação.
- Todos os metadados do sistema da revista foram preenchidos, zelando pela completude das informações de todos os autores, incluindo o ORCID.
- Todos os autores devem ter cadastro ORCID, disponível gratuitamente em: http://orcid.org.
- Em caso de aceitação deste manuscrito, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NUPEM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do manuscrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Artigos
Política padrão de seção
Dossiê: Memórias ocultas: debates em torno da verdade, dos silenciamentos e do esquecimento
Memórias ocultas: debates em torno da verdade, dos silenciamentos e do esquecimento
Submissão: 01 de outubro de 2023 a 15 de janeiro de 2024
Publicação: v. 16, n. 37, maio/ago. 2024
Orgs: Fabio Lanza (UEL), José Wilson Assis Neves Júnior (UNESP) e Marina Dias Lucena Adams (Brown University)
Em 18 de novembro de 2011 o governo de Dilma Roussef (Partido dos Trabalhadores) deu um importante passo para o fortalecimento das estruturas democráticas brasileiras. Por intermédio da promulgação da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527) e pela criação da Comissão Nacional da Verdade (Lei n. 12.528) o Estado brasileiro assumia a responsabilidade de, por fim, se retratar pelos crimes cometidos durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985).
Aproximadamente uma década após a publicação do primeiros Relatórios das Comissões da Verdade (2014), que se instauraram em distintos níveis da estrutura federativa brasileira, evidencia-se o fortalecimento tanto dos processos de disponibilização de fontes de pesquisas quanto do desenvolvimento de novas investigações sobre a temática, que possibilitam o debate acerca da memória e da verdade em prol da reparação das ações autoritárias e antidemocráticas do passado e da valorização das vítimas das diferentes formas de repressão e autoritarismos.
É dentro desta perspectiva que o presente dossiê convida à submissão de artigos provenientes dos campos de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais que busquem contribuir com este processo de exercício da memória e da verdade relativa, particularmente, aos períodos marcados por regimes de exceção. Neste sentido, serão recepcionados trabalhos que se apropriem de métodos de pesquisa documental ou da história oral e abordem o passado recente dos países latino-americanos, particularmente no que tange as investigações acerca dos regimes autoritários que tomaram forma durante o século XX, inclusive pensando suas continuidades na contemporaneidade.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.