A formação inicial de professores de Matemática em uma cultura digital

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DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.8772

Palavras-chave:

Cultura digital, formação inicial, professores de Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar e analisar indícios da compreensão dos estudantes sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa consiste em uma rede de conversação que inclui estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira. A abordagem metodológica adotada na pesquisa baseia-se na objetividade entre parênteses, na qual o observador está envolvido no próprio ato de observar. Os registros gerados foram extraídos de cartas escritas pelos estudantes e analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos coletivos destacam a contribuição das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, bem como as interações geradas pelo seu uso. Com base nessas condições, compreende-se que os futuros professores se tornam professores em uma cultura digital, por meio das oportunidades experimentadas durante sua formação docente, como os espaços de convivência gerados pela cooperação e colaboração na prática pedagógica.

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Publicado

2025-12-01