A formação inicial de professores de Matemática em uma cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.8772Palavras-chave:
Cultura digital, formação inicial, professores de MatemáticaResumo
O objetivo deste artigo é investigar e analisar indícios da compreensão dos estudantes sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa consiste em uma rede de conversação que inclui estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira. A abordagem metodológica adotada na pesquisa baseia-se na objetividade entre parênteses, na qual o observador está envolvido no próprio ato de observar. Os registros gerados foram extraídos de cartas escritas pelos estudantes e analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos coletivos destacam a contribuição das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, bem como as interações geradas pelo seu uso. Com base nessas condições, compreende-se que os futuros professores se tornam professores em uma cultura digital, por meio das oportunidades experimentadas durante sua formação docente, como os espaços de convivência gerados pela cooperação e colaboração na prática pedagógica.
Downloads
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A formação do professor: um olhar fenomenológico. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Formação de professores? Da incerteza à compreensão. Bauru: EDUSC, 2003, p. 19-46.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. O professor de matemática nas escolas de 1º e 2º graus. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005, p. 45-57.
BORBA, Marcelo de Carvalho; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Educação à Distância Online. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar – a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.
D’ÁVILA, Cristina Maria; SONNEVILLE, Jacques. Trilhas percorridas na formação de professores: da epistemologia da prática à fenomenologia existencial. In: VEIGA, Ilma Passos; D’ÁVILA, Cristina Maria (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2013, p. 23-54.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FLORES, Maria Assunção. Formação docente e identidade profissional: tensões e (des)continuidades. Educação, v. 38, n. 1, p. 138-146, 2015.
LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUSC, 2005.
LEMOS, André. Ciber-Cultura-Remix. Sentidos e Processos, v. 21, n. 7, p. 1-9, 2005.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2011.
MASETTO, Marcos Tarciso. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus, 2018.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2010.
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.
MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de Matemática. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 217-248.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, p. 13-21, 2004.
NÓVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: Sinpro-SP, 2007.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. De on the Horizon NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014.
SILVEIRA, Daniel da Silva; NOVELLO, Tanise Paula; LAURINO, Débora Pereira. Tecnologias digitais na Educação Superior: compreensões acerca da formação permanente de professores em uma rede de conversação. Revista Thema, v. 15, n. 3, p. 1034-1044, 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2013.
TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. O estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente. 148f. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniele Amaral Fonseca, Daniel da Silva Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
