Pretensões e anseios de docentes na busca por formação na área de Matemática para os Anos Iniciais com enfoque interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.9058Palavras-chave:
Formação continuada, ensino-aprendizagem, Séries Iniciais, interdisciplinaridade, Educação MatemáticaResumo
A interdisciplinaridade se constrói na ousadia de buscar possibilidades de um fazer pedagógico que visa promover um trabalho integrando distintas áreas do conhecimento. Este artigo investiga anseios e pretensões que levaram professoras que atuam nos Anos Iniciais a buscarem uma Pós-Graduação cuja proposta pedagógica era o enfoque de Matemática numa perspectiva interdisciplinar. Os anseios e pretensões de doze professoras foram categorizadas a partir da análise de conteúdo dos relatos do percurso formativo, integrante dos instrumentos avaliativos da etapa de seleção para o ingresso no curso. A abordagem qualitativa resultou em oito categorias a posteriori, cujos resultados mostram como expectativa aprimorar os conhecimentos e “fazer diferente” em sala de aula a partir dos novos aprendizados. Compreendem como um processo contínuo a ser desenvolvido ao longo da carreira profissional, exigindo a busca pela renovação de saberes, recursos e métodos de ensino.
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