Migração e identidade nacional em “No hay nadie allá afuera”, de Alberto Fuguet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.10577

Palavras-chave:

Literatura chilena, América Latina, literaturas pós-autônomas, migração, identidade nacional

Resumo

“No hay nadie allá afuera”, conto do chileno Alberto Fuguet, elaborado em 1987, confronta os trânsitos geográficos e simbólicos de dois personagens migrantes que deixam o Chile para morar em Nova Iorque. Este artigo busca examinar as tensões e provocações identitárias constituídas no diálogo com os fluxos comunicacionais globalizantes. Isto permite analisar os sentidos da contraposição fuguetiana ao projeto narrativo do realismo mágico, revisitando debates sobre o próprio e o alheio na literatura latino-americana. O texto discute, ainda, a partir das observações de Josefina Ludmer (2010) sobre as literaturas pós-autônomas, o papel do migrante na formação das identidades nacionais ao ocupar um lugar enunciativo dentro/fora de sua comunidade, ressaltando que apesar da expressão em idioma local, a obra alcança um profundo sentimento de antinacionalismo. Os aportes de Ludmer auxiliam a pensar também a contaminação do relato literário por outros campos artísticos, sobretudo a estética cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes

BRAVO, Andrés. Alberto Fuguet, escritor: “Tengo memoria de la gente que me odió, atacó y desechó”. La Tercera. 06 out. 2018. Disponível em: https://bit.ly/4oxuHfe. Acesso em: 27 out. 2025.

CENTRO CULTURAL LA MONEDA. El cine de Alberto Fuguet. Centro Cultural La Moneda. 2025. Disponível em: https://bit.ly/4oLVd3S. Acesso em: 04 out. 2025.

DURÁN, Mario Jursich. McOndo: el fantasma abolido. Revista Semana. 2016. Disponível em: https://bit.ly/4nKNSRn. Acesso em: 02 out. 2025.

FUGUET, Alberto. Sobredosis. Santiago: Alfaguara, 1995.

FUGUET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. Cuentos con walkman. Santiago: Planeta, 1993.

FUGUET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. Presentación. In: FUGUET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. McOndo. Barcelona, Mondadori, 1996, p. 9-18.

LOS HUASOS QUINCHEROS. Chile Lindo. In: Grandes de la Canción Chilena Antología. Santiago: Master Media Music, 2017, faixa 1.

Referências

ARGUEDAS, José María. El zorro de arriba y el zorro de abajo. Lima: Horizonte, 2011.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BORGES, Jorge Luis. Ficciones. Bogotá: Oveja Negra, 1984.

CAMPOS, Augusto de. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.

CANCLINI, Néstor García. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

CORTÁZAR, Julio. Cartas 1965-1968. Epublibre, 2012.

LUDMER, Josefina. Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2010.

MARTÍN GÓMEZ, Jonatán. Buscando un lugar entre no lugares: transculturalidad, liminalidad y glocalización en la literatura y el cine de Alberto Fuguet. 1616: Anuario de Literatura Comparada, n. 5, p. 209-229, 2015.

MORAÑA, Mabel. La escritura del límite. Madrid: Iberoamericana, 2010.

POLAR, Antonio Cornejo. Una heterogeneidad no dialéctica: sujeto y discurso migrantes en el Perú moderno. Revista Iberoamericana, n. 176/177, p. 837-844, 1996.

ROJAS, Araucaria. Las cuecas como representaciones estético-políticas de chilenidad en Santiago entre 1979 y 1989. Revista Musical Chilena, n. 212, p. 51-76, 2009.

YÉPEZ, Heriberto. Made in Tijuana. México: Instituto de Cultura de Baja California, 2005.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Edição

Seção

Dossiê: Diferenças, identidades e deslocamentos na contemporaneidade: perspectivas interdisciplinares