Migração e identidade nacional em “No hay nadie allá afuera”, de Alberto Fuguet
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.10577Palavras-chave:
Literatura chilena, América Latina, literaturas pós-autônomas, migração, identidade nacionalResumo
“No hay nadie allá afuera”, conto do chileno Alberto Fuguet, elaborado em 1987, confronta os trânsitos geográficos e simbólicos de dois personagens migrantes que deixam o Chile para morar em Nova Iorque. Este artigo busca examinar as tensões e provocações identitárias constituídas no diálogo com os fluxos comunicacionais globalizantes. Isto permite analisar os sentidos da contraposição fuguetiana ao projeto narrativo do realismo mágico, revisitando debates sobre o próprio e o alheio na literatura latino-americana. O texto discute, ainda, a partir das observações de Josefina Ludmer (2010) sobre as literaturas pós-autônomas, o papel do migrante na formação das identidades nacionais ao ocupar um lugar enunciativo dentro/fora de sua comunidade, ressaltando que apesar da expressão em idioma local, a obra alcança um profundo sentimento de antinacionalismo. Os aportes de Ludmer auxiliam a pensar também a contaminação do relato literário por outros campos artísticos, sobretudo a estética cinematográfica.
Downloads
Referências
Fontes
BRAVO, Andrés. Alberto Fuguet, escritor: “Tengo memoria de la gente que me odió, atacó y desechó”. La Tercera. 06 out. 2018. Disponível em: https://bit.ly/4oxuHfe. Acesso em: 27 out. 2025.
CENTRO CULTURAL LA MONEDA. El cine de Alberto Fuguet. Centro Cultural La Moneda. 2025. Disponível em: https://bit.ly/4oLVd3S. Acesso em: 04 out. 2025.
DURÁN, Mario Jursich. McOndo: el fantasma abolido. Revista Semana. 2016. Disponível em: https://bit.ly/4nKNSRn. Acesso em: 02 out. 2025.
FUGUET, Alberto. Sobredosis. Santiago: Alfaguara, 1995.
FUGUET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. Cuentos con walkman. Santiago: Planeta, 1993.
FUGUET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. Presentación. In: FUGUET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. McOndo. Barcelona, Mondadori, 1996, p. 9-18.
LOS HUASOS QUINCHEROS. Chile Lindo. In: Grandes de la Canción Chilena Antología. Santiago: Master Media Music, 2017, faixa 1.
Referências
ARGUEDAS, José María. El zorro de arriba y el zorro de abajo. Lima: Horizonte, 2011.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BORGES, Jorge Luis. Ficciones. Bogotá: Oveja Negra, 1984.
CAMPOS, Augusto de. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.
CANCLINI, Néstor García. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
CORTÁZAR, Julio. Cartas 1965-1968. Epublibre, 2012.
LUDMER, Josefina. Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2010.
MARTÍN GÓMEZ, Jonatán. Buscando un lugar entre no lugares: transculturalidad, liminalidad y glocalización en la literatura y el cine de Alberto Fuguet. 1616: Anuario de Literatura Comparada, n. 5, p. 209-229, 2015.
MORAÑA, Mabel. La escritura del límite. Madrid: Iberoamericana, 2010.
POLAR, Antonio Cornejo. Una heterogeneidad no dialéctica: sujeto y discurso migrantes en el Perú moderno. Revista Iberoamericana, n. 176/177, p. 837-844, 1996.
ROJAS, Araucaria. Las cuecas como representaciones estético-políticas de chilenidad en Santiago entre 1979 y 1989. Revista Musical Chilena, n. 212, p. 51-76, 2009.
YÉPEZ, Heriberto. Made in Tijuana. México: Instituto de Cultura de Baja California, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edu Fernandes Lima Jacques Filho, Diego Freitas Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
